[weglot_switcher]

Lisboa segue em leve alta, acompanha praças europeias

EDP e BCP suportam ganhos da praça nacional. Investidores aguardam dados macro.
  • Lucas Jackson/Reuters
31 Agosto 2017, 09h12

A bolsa portuguesa abriu em terreno positivo, com o índice de referência nacional PSI20 a valorizar 0,2%, em linha com as pares europeias, num dia marcado pela divulgação de dados macroeconómicos em Portugal e na zona euro.

A dar energia à bolsa nacional está a EDP, com uma subida de 1,07% para 3,21 euros. Também a puxar pelo PSI20 está o Millennium bcp, com uma subida de 0,3% para 21 cêntimos de euro, a recuperar das fortes quedas das últimas semanas.

Pela negativa, o ‘peso pesado’ Galp Energia recua 0,8% para 13,91 euros, tal como a retalhista Jerónimo Martins. A dona do Pingo Doce desvaloriza 0,06% para 16,65 euros.

Hoje serão conhecidos os números do desemprego e do Produto Interno Bruto no segundo trimestre, com os economistas a preverem uma subida de 0,2% face aos primeiros três meses de 2017.

Na Europa, as principais praças valorizam entre 0,2% e 0,4%, com os investidores a aguardarem a divulgação dos dados do emprego e da inflação na zona Euro em Agosto. Segundo os analistas do BPI Investimento, os preços terão aumentado 1,4% em termos anuais, “aliviando a pressão sobre o BCE para normalizar a sua política monetária”, referem.

“A favorecer o mercado deverão estar o fecho de Wall Street e de alguns mercados asiáticos, bem  como  a  notícia  de  que  o  Centro  Nacional  de  Furacões  dos  EUA  informou  que  o furacão  Harvey  perdeu intensidade e converteu‐se numa depressão tropical.   Entretanto,  a  esfera  política  e  o  cenário  macroeconómico  da  Zona  Euro  serão  dois  pontos  importantes  da  sessão.  Hoje  é  o  último  dia  da  3ª  ronda  de  negociações  sobre  o  Brexit,  com  os  investidores  a  aguardarem  por  alguma  declaração  sobre  os desenvolvimentos  relativos  a  este  assunto”, adiantam os especialistas da casa de investimento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.