Lisboa vai ter 750 bicicletas elétricas da Uber

A cidade das sete colinas vai ser a primeira na Europa a receber o sistema Jump. A autarquia diz que a Jump vai ser um “importante complemento da rede Gira”.

Lisboa vai ter um novo sistema de bicicletas partilhadas. A Uber vai lançar uma rede de bicicletas eléctricas na capital portuguesa: a Jump.

Vão ser 750 bicicletas elétricas da companhia norte-americana espalhadas pelas ruas de Lisboa, a primeira cidade europeia a receber este sistema, que não vão ter docas de estacionamento, ou parqueamento fixo, ao contrário da rede de bicicletas Gira.

Ryan Rzepecki, o CEO da Jump, na apresentação do serviço esta quinta-feira, em Lisboa

“Estamos entusiasmados em lançar as bicicletas elétricas Jump em Lisboa e contribuir para que mais pessoas consigam viajar em alternativa ao carro próprio”, disse em comunicado o responsável da Jump Ryan Rzepecki. “Com a Jump, queremos oferecer mais opções de mobilidade e reduzir o congestionamento de tráfego em Lisboa”, afirmou.

Já a autarquia lisboeta deu as boas vindas a mais este sistema de mobilidade sustentável, afastando a possibilidade da Jump canibalizar a rede Gira, detida pela autarquia.”Acreditamos que a Jump pode ser um importante complemento da rede GIRA, gerida pela EMEL, que já faz parte das opções de mobilidade de quem vive e trabalha em Lisboa”, segundo Miguel Gaspar, vereador da Mobilidade e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, citado em comunicado.

Miguel Gaspar (à esquerda), vereador para a Mobilidade e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, em conversa com Ryan Rzepecki, o CEO da Jump

Como funciona o novo serviço da Uber?
1. Ao encontrar uma bicicleta, abra a aplicação Uber e selecione a opção “Pedalar”. Depois escolha uma bicicleta para desbloquear estacionada nas proximidades;
2. Escolha uma bicicleta: Dirija-se à bicicleta selecionada, introduza o PIN de desbloqueio disponível na aplicação e depois remova e guarde o cadeado. Após verificar as condições de segurança dos travões e pressão de pneus, pode começar a viajar.
3. A Uber recomenda que viaje nas ciclovias da cidade, utilizando capacete para sua segurança. Depois da viagem, estacione dentro da zona Jump apresentada no mapa da aplicação. Utilize o sistema de bloqueio para finalizar a viagem.

O novo serviço que coloca à disposição 750 bicicletas vai cobrir 90% do município de Lisboa, 24 horas por dia. A utilização das bicicletas terá um custo de utilização de 0,15 euros, sem encargos de desbloqueio.

 

 

 

Ler mais
Recomendadas

Alphabet com lucros de 11,25 mil milhões de dólares num terceiro trimestre em que receitas voltaram a crescer

Vindos do primeiro trimestre com uma diminuição de receitas na história da companhia, a empresa-mãe da Google volta agora em força, em parte empurrada pelas verbas associadas à publicidade.

Facebook aumenta lucro no terceiro trimestre impulsionado pela publicidade

A rede social também revela que conseguiu diminuir para metade as despesas relacionadas com “geral e administração”, em grande parte devido ao encerramento de escritórios um pouco por todo o mundo, acompanhando a tendência do teletrabalho.

Amazon com lucros 6,3 mil milhões de dólares, acima das previsões dos analistas

A empresa do homem mais rico do mundo conseguiu lucros e receitas acima das projeções dos analistas, sendo que, para o último trimestre do ano, a empresa antecipa resultados ainda mais fortes, naquela que é uma das maiores ganhadoras na pandemia.
Comentários