[weglot_switcher]

Lisboa vai ter 750 bicicletas elétricas da Uber

A cidade das sete colinas vai ser a primeira na Europa a receber o sistema Jump. A autarquia diz que a Jump vai ser um “importante complemento da rede Gira”.
28 Fevereiro 2019, 15h30

Lisboa vai ter um novo sistema de bicicletas partilhadas. A Uber vai lançar uma rede de bicicletas eléctricas na capital portuguesa: a Jump.

Vão ser 750 bicicletas elétricas da companhia norte-americana espalhadas pelas ruas de Lisboa, a primeira cidade europeia a receber este sistema, que não vão ter docas de estacionamento, ou parqueamento fixo, ao contrário da rede de bicicletas Gira.

Ryan Rzepecki, o CEO da Jump, na apresentação do serviço esta quinta-feira, em Lisboa

“Estamos entusiasmados em lançar as bicicletas elétricas Jump em Lisboa e contribuir para que mais pessoas consigam viajar em alternativa ao carro próprio”, disse em comunicado o responsável da Jump Ryan Rzepecki. “Com a Jump, queremos oferecer mais opções de mobilidade e reduzir o congestionamento de tráfego em Lisboa”, afirmou.

Já a autarquia lisboeta deu as boas vindas a mais este sistema de mobilidade sustentável, afastando a possibilidade da Jump canibalizar a rede Gira, detida pela autarquia.”Acreditamos que a Jump pode ser um importante complemento da rede GIRA, gerida pela EMEL, que já faz parte das opções de mobilidade de quem vive e trabalha em Lisboa”, segundo Miguel Gaspar, vereador da Mobilidade e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, citado em comunicado.

Miguel Gaspar (à esquerda), vereador para a Mobilidade e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, em conversa com Ryan Rzepecki, o CEO da Jump

Como funciona o novo serviço da Uber?
1. Ao encontrar uma bicicleta, abra a aplicação Uber e selecione a opção “Pedalar”. Depois escolha uma bicicleta para desbloquear estacionada nas proximidades;
2. Escolha uma bicicleta: Dirija-se à bicicleta selecionada, introduza o PIN de desbloqueio disponível na aplicação e depois remova e guarde o cadeado. Após verificar as condições de segurança dos travões e pressão de pneus, pode começar a viajar.
3. A Uber recomenda que viaje nas ciclovias da cidade, utilizando capacete para sua segurança. Depois da viagem, estacione dentro da zona Jump apresentada no mapa da aplicação. Utilize o sistema de bloqueio para finalizar a viagem.

O novo serviço que coloca à disposição 750 bicicletas vai cobrir 90% do município de Lisboa, 24 horas por dia. A utilização das bicicletas terá um custo de utilização de 0,15 euros, sem encargos de desbloqueio.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.