[weglot_switcher]

“Livre de riscos”: Uber recupera licença de operação no seu maior mercado europeu

Os riscos de segurança e fraude para os passageiros motivaram a Transports of London a revogar a licença de operação da Uber em Londres, em 2019.
28 Setembro 2020, 12h21

A Uber recuperou a licença legal para voltar a operar em Londres, depois de o regulador de transportes britânico ter bloqueado a empresa de transportes de passageiros de manter-se ativa naquele que é o seu maior mercado na Europa por motivos de segurança.

De acordo com a notícia avançada pela “Reuters” esta segunda-feira, a Transport for London (TfL) tinha se recusado a conceder à empresa sediada em Silicon Valley uma nova licença, em 2019, devido a um alegado “padrão de falhas” no que toca a riscos para os passageiros.

Segundo o TfL, os sistemas do serviço da gigante tecnológica permitem que motoristas não autorizados deem boleias aos clientes, uma fraude que já ascenderá às 14 mil viagens. A empresa tentou responder aos receios do regulador lançando um novo sistema em abril, que recorre a reviews e reconhecimento facial para prevenir estas situações.

A Uber argumentou que, desde então, amenizou as preocupações com a verificação do seguro e a identificação do motorista e por isso um juiz indeferiu a decisão tomada em 2017, conferindo 18 meses de licença à Uber.

“Apesar das suas falhas históricas, considero-os adequado para possuir uma licença de operador de PHV (veículo de aluguer privado) em Londres”, cita a agência noticiosa o parecer do juiz Tan Ikram, que acrescenta que a plataforma de TVDE “está livre de riscos para a segurança pública”.

“No entanto, quero ouvir os defensores sobre as condições e decisão quanto à duração da licença”, adiantou esclarecendo que a Uber reforçou os seus processos de revisão mais rígidos para lidar com a fraude de documentos e seguros e agora “parece estar na vanguarda do desafio de todo o setor”.

A notícia fez com que os títulos da Uber valorizassem mais de 3%, esta segunda-feira. Londres é o maior mercado da Uber na Europa, onde a empresa conta com cerca de 3,5 milhões de utilizadores e 45 mil motoristas, um número que tem vindo a crescer desde que a Uber chegou à cidade, em 2012.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.