[weglot_switcher]

Logista fecha o seu primeiro trimestre com um aumento de 6% no lucro

O resultado líquido do trimestre ascende assim a 77 milhões de euros, 6% acima dos 73 milhões de euros registados no primeiro trimestre do exercício de 2024, revela a empresa.
7 Fevereiro 2025, 19h38

A Logista, um dos maiores operadores logísticos da Europa, divulgou os seus resultados relativos aos primeiros três meses do exercício fiscal de 2025, correspondente ao trimestre de 1 de outubro a 31 de dezembro de 2024.

Neste período, obteve receitas de 3.292 milhões de euros, mais 4% do que no mesmo trimestre do exercício anterior e as vendas económicas aumentaram para 458 milhões de euros, mais 7% do que no trimestre homólogo do ano anterior.

A Logista é um dos principais operadores logísticos da Europa, especializado em canais de distribuição de proximidade.

A empresa serve regularmente cerca de 200 mil pontos de venda em Espanha, Portugal, França, Itália, Países Baixos, Bélgica e Polónia, e facilita o melhor e mais rápido acesso ao mercado para uma vasta gama de produtos de retalho, produtos farmacêuticos, recargas eletrónicas, livros e outras publicações, tabaco e produtos de lotaria, entre outros.

Além disso, a Logista opera a maior rede de transportes em Espanha, que também está certificada em termos de segurança alimentar.

A Logista diz que o EBIT atingiu 86 milhões de euros, mais 20% do que no primeiro trimestre do exercício de 2024.

O resultado líquido do trimestre ascende assim a 77 milhões de euros, 6% acima dos 73 milhões de euros registados no primeiro trimestre do exercício de 2024, revela a empresa.

Quanto aos resultados por região, na região da Península Ibérica, as receitas aumentaram 13% no primeiro trimestre do ano para 1.278 milhões de euros, ao passo que as vendas económicas aumentaram 10% para 304 milhões de euros.

Em Itália, as receitas (estáveis em relação ao mesmo período do ano anterior) ascenderam a 1.117 milhões de euros, tendo as vendas económicas atingido 104 milhões de euros, um aumento de 9% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior.

Por último em França, as receitas ascenderam a 912 milhões de euros no primeiro trimestre do exercício (menos 2%), enquanto as vendas económicas ascenderam a 51 milhões de euros (menos 6% em comparação com o primeiro trimestre do exercício de 2024).

A Logista, que mantém a sua política de remuneração dos acionistas, prevê distribuir em 2025 um dividendo pelo menos igual ao distribuído em 2024, num montante bruto de 2,09 euros por ação.

“A Assembleia Geral de Acionistas, realizada no passado dia 5 de fevereiro, aprovou a distribuição de um dividendo total de 277 milhões de euros (2,09 euros por ação) imputados ao exercício de 2024, o que representa um aumento de 13% em relação ao dividendo distribuído no ano anterior (1,85 euros brutos por ação). A empresa mantém, assim, o seu compromisso de distribuir pelo menos 90% do seu resultado líquido através de dividendos”, revela a Logista.

Iñigo Meirás, CEO da Logista, diz que “continuamos a trabalhar em consonância com os objetivos do nosso plano estratégico para continuar a proporcionar crescimento e diversificação aos nossos negócios, bem como valor aos nossos clientes e acionistas”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.