Sua Majestade, a Rainha Isabel II é a primeira monarca britânica a celebrar um Jubileu de Platina, assinalando 70 anos ao serviço do povo britânico, dos domínios ultramarinos e da Commonwealth. Governa há mais tempo do que qualquer outro monarca na história do Reino Unido, tendo-se tornado uma figura muito amada e respeitada em todo o mundo, incluindo Portugal.

Tem sido a mais importante diplomata do Reino Unido, reforçando relações antigas e construindo novas. Ninguém fez mais para fortalecer os laços de amizade, compreensão e respeito entre o Reino Unido e o resto do mundo. E as recentes celebrações do Jubileu de Platina, e da Festa de Aniversário da Rainha na minha residência, em Lisboa, sublinharam a profundidade do afeto por Sua Majestade aqui em Portugal.

O seu extraordinário reinado viu-a viajar mais que qualquer outro monarca, realizando mais de 260 visitas oficiais ao estrangeiro, incluindo cerca de 100 visitas de Estado. Entre estas incluem-se duas históricas visitas de Estado a Portugal, em 1957 e 1985.

Na sua primeira visita, Sua Majestade navegou pelo Tejo no HMS Britannia, e foi recebida de forma espetacular por uma barcaça do Estado Português remada por 80 marinheiros. A parada militar que se seguiu, numa Praça do Comércio lotada, incluindo regimentos de cavalaria, não foi menos extraordinária. Vinte e oito anos depois, Sua Majestade visitou Lisboa, Évora e Porto, onde, entre outros compromissos, assistiu a um cortejo de barcos rabelos, veleiros tradicionais utilizados para transportar vinho do Porto pelo rio Douro.

Em tempos de grandes mudanças nas questões internacionais, a Rainha tem sido uma fonte de continuidade e estabilidade. Com a sua capacidade de transcender a política e a geografia, tocou a vida de milhões de pessoas para lá das fronteiras do Reino Unido. Este facto ficou bem evidente na Festa de Aniversário da Rainha, que organizei na minha residência no início deste mês.

A Festa de Aniversário da Rainha é o ponto alto do calendário de qualquer Embaixada Britânica. No entanto, o evento do Jubileu de Platina deste ano foi ainda mais especial, uma vez que recebemos Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa como convidado de honra.

O Presidente falou calorosamente da sua própria participação nas duas visitas de Estado de Sua Majestade a Portugal: na primeira, em criança, quando acenou uma bandeira britânica; na segunda, como convidado do jantar de Estado. A descrição que o Presidente fez de Sua Majestade como exemplo permanente de força, resiliência e estabilidade para o mundo foi profundamente marcante.

Pouco depois do seu discurso, tive o privilégio de o acompanhar numa visita aos muitos artefactos históricos das duas visitas de Estado de Sua Majestade a Portugal, incluindo presentes oficiais, fotografias e uma impressionante réplica da barcaça do Estado Português que a recebeu em 1957. Celebrar o Jubileu de Platina na companhia de Sua Excelência o Presidente da República foi uma das maiores honras do meu tempo como Embaixador Britânico em Portugal.

Conhecida pelo seu sentido de dever e pela sua devoção a uma vida de serviço, a Rainha tem sido uma importante figura de proa para o Reino Unido e para a Commonwealth em tempos de enorme mudança social.

À medida que preparamos a celebração dos 650 anos do Tratado de Tagilde, um dos tratados fundadores da Antiga Aliança entre Reino Unido e Portugal, tem sido tocante constatar que Sua Majestade tem sido também uma fonte de força e constância para tantos portugueses. Longo seja o seu reinado!