Lotação esgotada nos cursos de Informação e Jornalismo

Está encerrado o Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior 2019/2020. Humanidades e Ciências Sociais estão entre as áreas de educação e formação que registam maior ocupação.

Foram disponibilizadas este ano 896 vagas em curso de Informação e Jornalismo. Todas foram preenchidas. No Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2019/2020, uma lotação assim tão esgotada só se voltou a verificar na área de Serviços de Transporte, mas com um número de vagas muitíssimo mais baixo.

Com idêntico nível de ocupação aos curso de Jornalismo e Informação (99,8%), mas bastante mais vagas disponibilizadas está a área das Humanidades: 2.471. Apenas sete ficaram por preencher.

A área da Engenharia e Técnicas Afins é a que tradicionalmente mais vagas coloca a concurso. Este ano não foi exceção. Das  9.382 vagas iniciais, 7.979 foram ocupadas durante as duas primeiras fases do concurso. No final, a taxa de ocupação saldou-se por 95,8%. De lembrar que os cursos de Engenharia revelaram este ano grande disparidade na procura, atraindo, por um lado, as médias mais altas, e pelo outro lado, ficando alguns sem qualquer procura.

A área das Ciências Empresariais é a segunda em número de vagas lançadas: 7.511, das quais 94,8% foram ocupadas.

A terceira é a área da Saúde, que pôs este ano a concurso 6.649 vagas, registando uma taxa de ocupação de  94,7%. A quarta é a das Ciências Sociais e do Comportamento, onde se verificou uma ocupação de 98,2% das 3.805 vagas disponibilizadas.

Segundo os dados da Direção-Geral do Ensino Superior, os estudantes colocados durante as três fases do Concurso Nacional de Acesso ascendem a 46.058, o que representa um acréscimo de 1,6% face a 2018. No ano passado, foram colocados por esta via 45.313 estudantes.

A maior fatia dos estudantes – 27.670 –  foi colocada nas universidades, tendo entrado nos politécnicos 18.388 alunos.

 

Ler mais
Recomendadas

FCT da Universidade de Coimbra reduz pegada de carbono com mais de 1.800 painéis fotovoltaicos

As obras de instalação dos mais de 1.800 painéis fotovoltaciso tiveram o apoio financeiro do Banco Santander-Totta.

Brasil lança portal para impulsionar mobilidade académica internacional

A plataforma online, lançada durante a conferência anual da FAUBAI em Belém do Pará, disponibiliza mais de 1.300 atividades e cursos para estudantes estrangeiros.

Pais podem aprender a escolher livros para os filhos

Faculdade de Ciências Humanas da Católica promove curso livre de livro infantil, apoiado pela APEL.
Comentários