Os lucros anuais da easyJet atingiram os 731 milhões de euros antes de impostos (PBT), o que significou um aumento de 34%, em relação a 2023, de acordo com a informação divulgada pela companhia aérea em comunicado esta quarta-feira.
Este resultado é justificado pela companhia britânica pelos recordes obtidos durante o verão, onde a easyJet holidays chegou aos 227 milhões de lucros, impulsionado por um aumento de 36% no número de clientes.
No segundo semestre a empresa apresentou um lucro antes de imposto de 1,1 mil milhões, um crescimento de 112 milhões de euros, face ao período homólogo.
A companhia aérea observou um crescimento de passageiros no segundo semestre superior a 7% em relação ao ano anterior, com a previsão de capacidade para 2025 em cerca de 103 milhões de lugares, um aumento de 3%.
Em Portugal a companhia aérea chegou às 100 rotas de e para aeroportos nacionais mantendo uma posição de liderança na Madeira – Funchal e Porto Santo e chegando ao segundo lugar no Porto, em Lisboa e Faro, registando um crescimento de cerca de 8% nas reservas de 2024 em comparação com o ano anterior e uma taxa de ocupação de mais de 90%, entre as mais altas de toda a rede.
O ano de 2024 apresentou ainda nove novas rotas para Portugal operando um total de 100 rotas, de e para Portugal: em outubro de 2023 iniciaram-se as ligações do Porto para Maraquexe e de Lisboa para Copenhaga e Agadir; em novembro do Porto para Pisa e de Genebra para o Funchal; em dezembro iniciaram-se os voos entre Basileia e o Funchal; em abril foi a vez de Bordéus se ligar ao Funchal através da easyJet; já em junho começaram os voos entre Faro e Southampton; e em junho foi a ilha de Menorca que passou a estar ligada ao Porto.
Em outubro, a companhia lançou novas rotas para Cabo Verde, com voos duas vezes por semana, a partir de Lisboa e Porto. Estas foram as primeiras rotas para a África Subsariana na história da companhia.
A partir do dia 2 de junho de 2025, a easyJet vai disponibilizar uma ligação direta entre a Madeira e Luton (Londres), com uma frequência de duas vezes por semana e a 1 de abril, a easyJet vai possibilitar a união, sem escalas, entre o Algarve e a Suíça, através dos aeroportos de Faro e Zurique, com frequências de voos duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras.
Johan Lundgren, CEO da easyJet, mas que está de saída da empresa ao cabo de sete anos, refere que “este forte desempenho que resultou num aumento de 34% nos nossos lucros anuais reflete a eficácia e a execução da nossa estratégia, bem como a popularidade contínua dos nossos voos e férias. Representa também um passo significativo em direção ao nosso objetivo de gerar, de forma sustentável, mais de mil milhões de libras de lucro anual antes de impostos”.
Por sua vez, Kenton Jarvis, CFO e CEO designado da easyJet, salienta que “a companhia aérea continuará a crescer, particularmente em rotas de lazer mais longas e populares, como o Norte de África e as Canárias, e planeamos levar mais 25% de clientes em férias organizadas, uma vez que a easyJet holidays continua a prosperar. Estou ansioso por assumir o controlo desta fantástica empresa no novo ano e ainda temos muito para fazer à medida que avançamos para os nossos ambiciosos objetivos”.
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