A petrolífera britânica BP registou lucros de 3,3 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros) no terceiro trimestre deste ano, o que corresponde a uma queda acentuada em relação ao resultado de 8,2 mil milhões de dólares (7,7 mil milhões de euros) nos mesmos três meses de 2022.
Os lucros – os resultados ajustados a custos de substituição de inventário – da British Petroleum ficaram acima dos 2,6 mil milhões do trimestre anterior, entre abril e junho, mas abaixo das previsões dos analistas devido à redução dos preços da energia.
A empresa com sede em Londres, que prolongou o programa de recompra de ações de 1,5 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros), diz que o resultado reflete maiores margens de refinação, menor nível de atividade de refinação e bons resultados no comércio e produção de petróleo que compensaram, parcialmente, um fraco resultado de marketing e comércio de gás.
Ainda assim, a dívida líquida sofreu uma redução de 1,3 mil milhões para 22,3 mil milhões de dólares (21 mil milhões de euros) no final do terceiro trimestre. Já o fluxo de caixa operacional nesse trimestre fixou-se nos 8,7 mil milhões de dólares (8,2 mil milhões de euros).
“Este foi um trimestre sólido apoiado por um forte desempenho operacional subjacente, demonstrando o nosso foco contínuo na entrega. O momentum continua a crescer nos nossos negócios, com startups recentes, incluindo a Tangguh Expansion, a instalação central de processamento Bingo e a primeira central de biogás modular da Archaea Energy no Indiana”, destacou o CEO interino na mensagem exposta no relatório financeiro.
Murray Auchincloss acrescenta: “Tal como expusemos na nossa atualização para investidores em Denver, continuamos empenhados em executar a nossa estratégia, esperamos aumentar os lucros ao longo desta década e no caminho certo para proporcionar fortes retornos aos nossos acionistas”.
Lucros da BP caem para 5 mil milhões no primeiro trimestre
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com