A decisão da alienação de parte do capital da TAP deve ir além rentabilidade financeira e focar-se em aspetos que possam robustecer a operação da companhia aérea nacional, de acordo com análise de Emília Baltazar, especialista em operações de transporte aéreo, para o JE.
Recorde-se que o CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, esteve esta segunda-feira em Lisboa e de acordo com o “Negócios”, terá reunido com os ministros das Finanças e das Infraestruturas no sentido de fechar a aquisição de 19,9% do capital da TAP, numa operação que deverá rondar os 180 a 200 milhões de euros.
A coordenadora do Mestrado em Operações de Transporte Aéreo e subdiretora da Escola de Gestão em Engenharias e Aeronáutica do ISEC Lisboa começa por enaltecer a importância de ter uma companhia como a Lufthansa interessada em entrar no capital da TAP.
“Players como a Lufthansa são sempre uma mais valia para qualquer companhia aérea, trazendo também mais competitividade e uma maior robustez. Seria interessante que a TAP pudesse ter essa parceria com um player desta dimensão”, elogiou a especialista.
Emília Baltazar acredita que “a estratégia pode passar por reforçar a participação no capital da TAP ao longo dos próximos anos, para que possa crescer como parceiro da TAP e que isso possa ser bom para as duas companhias aéreas. Aos poucos ir equilibrando a sua participação e ter uma voz mais ativa na gestão da companhia”.
E que vantagens pode ter a TAP com a entrada da Lufthansa no capital da companhia aérea? “Logo à partida, mais destinos, maior complemento dentro das ofertas que a TAP pode ter e também trazer ainda mais fiabilidade nas operações”.
Estando a operação avaliada entre os 180 milhões e os 200 milhões de euros, a docente do ISEC Lisboa acredita que há aspetos mais importantes que o encaixe com a operação: “Mais do que a rentabilidade financeira, considero que é muito mais importante o que é que significa a entrada de um player como a Lufthansa no capital da TAP e que garantias pode esse parceiro oferecer à companhia portuguesa no jogo dos grandes e não ser alienada por outro grupo cuja concorrência possa ser prejudicial para a TAP. Deve-se ouvir outras propostas, sem dúvida, mas esta análise não pode ser meramente financeira”.
“O facto de ter vindo o CEO da Lufthansa a Lisboa e de se saber que poderá haver uma decisão no primeiro trimestre de 2025, parece que é indicador que o processo está numa fase mais adiantada do que aquilo que parecia. Se fosse a Iberia a avançar para esta operação, seria difícil ter o hub em Lisboa tendo em conta que Madrid está muito próximo”, conclui Emília Baltazar.
CEO da Lufthansa em Lisboa
O CEO dos alemães da Lufthansa esteve em Lisboa esta segunda-feira para negociar a compra de uma participação na TAP, de acordo com informação avançada pelo “Negócios” na edição de hoje.
Destaca o diário que Carsten Spohr, líder máximo da companhia de aviação germânica, prepara-se para reunir com dois importantes ministros do Governo português para encetar negociações para a compra de uma participação na TAP.
Assim, Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças e Miguel Pinto Luz, titular da pasta das Infraestruturas (Ministério que tutela a TAP) serão os interlocutores desta reunião com o CEO da Lufthansa. Em cima da mesa estará a possível aquisição de 19,9% da TAP, de acordo com informação avançada pelo “Negócios”.
A Lufthansa, depois da ITA Airways, aponta agora à compra de 19,9% da portuguesa TAP. A notícia foi avançada pelo jornal italiano Corriere della Sera neste domingo e dá conta que a Lufthansa procurará comprar uma participação inicial de 19,9% na TAP, citando fontes institucionais portuguesas.
As negociações ainda estão em fase preliminar, disse uma das fontes ao jornal italiano. De acordo com o jornal Corriere Della Sera, o negócio poderá estar avaliado entre os 180 e os 200 milhões de euros.
A proposta, no âmbito da futura privatização da TAP, deve materializar-se “não antes do primeiro trimestre de 2025”, refere o jornal italiano, confirmando uma notícia avançada esta sexta-feira pelo Jornal Económico.
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