[weglot_switcher]

Luís Veiga Martins no InNova Talks: “Incentivamos os alunos a ter espírito empreendedor”

Diretor executivo do Instituto de Sustentabilidade esteve no InNova Talks esta quarta-feira, evento dinamizado pela Nova SBE, JE e Forbes Portugal, onde salientou o alargamento da oferta na área da sustentabilidade.
4 Dezembro 2024, 14h43

O diretor executivo do Instituto de Sustentabilidade revelou esta quarta-feira, no evento InNova Talks, que a NOVA SBE tem vindo a largar a oferta na área da sustentabilidade, respondendo, no caso da formação executiva, aos desafios que as empresas colocam.

Nas teses de mestrado, outro dos exemplos referidos por Luís Veiga Martins, nota-se uma descolagem dos tradicionais temas de finanças. Deu como exemplos duas teses em desenvolvimento abrangendo os seguintes temas: a taxonomia europeia numa empresa de pneus e um projeto de dessalinização na Sicília.

O professor registou com agrado que há cada vez mais pessoas sensíveis aos desafios da sustentabilidade e que os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável deixaram de ser palavra oca.

Falar de empreendedorismo é, para Luís Veiga Martins, falar da NOVA SBE, a começar na forma como foi financiada: mais de 50 milhões de euros angariados numa mega movimento de fundraising que envolveu empresas, associações, fundações e pessoas a título individual.

“Incentivamos os alunos a ter espírito empreendedor, não apenas do ponto de vista dos programas, mas no sentido de não baixar os braços”, afirmou, salientando a aposta no conhecimento e na investigação no sentido de “conseguir desenvolver projetos sempre em parceria e abertos à sociedade”.

O diretor do Instituto de Sustentabilidade considerou que quando confrontada com projetos de inovação, a banca tradicional é avessa ao risco e que a mudança vai ter que  acontecer. “Há muitas soluções, mas para que uma boa percentagem veja a luz do dia precisa ter financiamento.

Sem mudança, o Relatório Draghi cai em saco roto e com ele a esperança de uma Europa mais competitiva, alertou.

Esta parceria da Nova School of Business & Economics com o JE e a Forbes Portugal marca o encerramento do primeiro ciclo destas conferências. Dos debates em torno de uma economia mais sustentável aos desafios das lideranças no próximo ano, foram muitos os temas em debate e os especialistas de renome a deixar a sua marca nesta conferência.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.