[weglot_switcher]

Macau: Transição da região “tem sido um grande sucesso”, destaca presidente chinês

Num breve discurso, proferido num pódio colocado no aeroporto, o Xi Jinping disse que “a prática do princípio ‘um país, dois sistemas’ com características de Macau tem sido um grande sucesso, testemunhado por todo o mundo”.
China
FILE PHOTO: Chinese President Xi Jinping attends a welcoming ceremony for Greek President Prokopis Pavlopoulos outside the Great Hall of the People, in Beijing, China May 14, 2019. REUTERS/Jason Lee/File Photo
18 Dezembro 2024, 09h02

O Presidente chinês, Xi Jinping, disse hoje que os primeiros 25 anos após a transferência de administração de Macau, de Portugal para a China, foram “um grande sucesso”.

Xi falava à chegada à região especial chinesa, para uma visita de três dias, durante a qual vai dar posse ao chefe do Executivo de Macau eleito, Sam Hou Fai.

Num breve discurso, proferido num pódio colocado no aeroporto, o líder chinês disse que “a prática do princípio ‘um país, dois sistemas’ com características de Macau tem sido um grande sucesso, testemunhado por todo o mundo”.

O conceito ‘um país, dois sistemas’, originalmente proposto pelo líder chinês Deng Xiaoping (1904-1997) e aplicado pela primeira vez em 1997 e 1999, com a transferência de soberania de Hong Kong e da administração de Macau, respetivamente, prevê ao longo de 50 anos um determinado grau de autonomia para as duas regiões, com foco no respeito pelas liberdades e garantias dos cidadãos.

Rodeado por centenas de estudantes com ramos de flores e bandeiras da China e de Macau, Xi Jinping defendeu que o território tem “um forte impulso” para o desenvolvimento e disse acreditar que “Macau tem um futuro risonho”.

Perante cerca de uma centena de órgãos de comunicação sociais chineses e estrangeiros, Xi disse querer “celebrar o 25.º aniversário do regresso de Macau à mãe-pátria” e “aproveitar a oportunidade para ver o novo progresso e mudanças”.

Xi viajou para a região vindo da ilha de Hainão (sul), onde, na terça-feira, se tinha encontrado com dirigentes locais, de acordo com a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

O líder chinês, de 71 anos, aterrou no aeroporto internacional de Macau pouco depois das 16:00 (08:00 em Lisboa), onde foi recebido pelo chefe do Executivo cessante, Ho Iat Seng, e pelo sucessor, Sam Hou Fai.

Na sexta-feira, dia em que se comemora 25.º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Xi Jinping vai empossar Sam Hou Fai, os titulares dos principais cargos do governo de Macau e o Conselho Executivo, órgão que auxilia o chefe do Executivo na tomada de decisões.

A última visita de Xi Jinping à cidade tinha sido precisamente há cinco anos, quando presidiu à posse de Ho Iat Seng.

Sam Hou Fai, antigo presidente do Tribunal de Última Instância de Macau, foi escolhido como novo chefe do Executivo do território em 13 de outubro, por um colégio eleitoral de 400 membros, selecionados por mais de 6.200 representantes de associações e organizações locais.

O magistrado, que era o único candidato, vai ser o primeiro líder do governo da RAEM a falar português.

Nascido em 1962 em Zhongshan, na vizinha província chinesa de Guangdong, Sam Hou Fai completou a licenciatura em Direito pela Universidade de Pequim, tendo frequentado posteriormente os cursos de Direito e de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.