Não passa um dia sem que os jornais, as revistas e as televisões não façam um destaque sobre Madonna e a sua nova vida em Portugal. E poucos são os portugueses que estão nas redes sociais e não seguem a cantora norte-americana. Até parece uma saga tipo Anita, que agora assina com o nome original de Martine: ‘Madonna vai a Alfama’, ‘Madonna anda de cavalo na Comporta’, ‘Madonna inscreve os filhos na escola’, ‘Madonna gosta de fado’, ‘Madonna com problemas na alfândega’, enfim, já dava uma coleção de vários fascículos, mesmo estando a cantora há pouco tempo a viver em Portugal.
Também já sabemos que a senhora teve problemas na alfândega e que se viu obrigada a lidar de perto com as burocracias à portuguesa, algo que deu ‘pano para mangas’ para notícias sérias, menos sérias, humoristas e crónicas sobre tudo e mais alguma coisa. Mas a verdade é que Madonna continua feliz a cavalgar na Comporta e a passear pelas ruas históricas da antiga Lisboa, e garante que este é o melhor sítio para se viver.
Esse é o primeiro ponto que julgo importante nesta nova febre ‘Madonna in Portugal’: a estrela pop lembrou a muitos o que por vezes fica esquecido. Portugal é mesmo um país fantástico, diversificado como poucos, seguro, com um povo simpático e acolhedor e onde até uma estrela mundial pode passar despercebida e não ser incomodada a toda a hora. E isto é algo que muitos de nós, portugueses, esquecemos e não damos valor. Provavelmente existem poucos países tão completos para viver como Portugal.
Outro ponto importante e incontornável é o facto de Madonna ser a nova marca de Portugal e isso só pode ser bom. O que a rainha da pop pode fazer pelo nosso país vale muito mais do que qualquer campanha de publicidade, ou qualquer investimento internacional. Esta foi a melhor coisa que podia ter acontecido ao Turismo de Portugal e a Lisboa em particular. O mediatismo que passámos a ter em todo o mundo vai despertar muitos olhares sobre nós. E sim, é verdade que em tempos conturbados demasiado mediatismo também pode trazer desvantagens, mas se queremos evoluir e ser um ponto de referência na Europa e no mundo, não podemos ter medo de crescer.
Madonna é a nossa mais recente aquisição, pela qual não tivemos de fazer uma transferência milionária e que pode colocar Portugal noutro campeonato. Resta-nos saber deixar a senhora em paz e aproveitar o que ela pode fazer por este belo país à beira-mar plantado. Se daqui a dez anos ainda tivermos Madonna, não só teremos outros famosos como passaremos a ser um destino como poucos no mundo, seja para férias ou para viver. Talvez este seja o nosso fado. Passámos a vida a descobrir, perdemos tudo e, afinal, bastava sermos descobertos para sermos desejados por todo o mundo. Obrigada Madonna!