Passados cinco meses deste ano, o setor metalúrgico e metalomecânico mantém a tendência de crescimento e atinge os 6.354 milhões de euros, aumentando 12,2%, face ao mesmo período no ano anterior. Com 1.304 milhões de euros em exportações, maio torna-se assim o 16º mês consecutivo de crescimento homólogo, registando um aumento de 2,9%, face ao mesmo mês de 2014.
“O ano de 2015 tem superado todas as nossas expectativas. A aposta estratégica na expansão para mercados externos e o investimento das empresas na qualidade e inovação dos seus produtos e serviços mostrou-se crucial e é algo que nos deixa muito orgulhosos. A inovação e a competitividade do metal português são já reconhecidas internacionalmente e estamos a competir no mesmo patamar que os gigantes mundiais do setor como a Alemanha ou alguns países asiáticos”, explica Rafael Campos Pereira, vice-presidente da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal.
O mercado europeu continua a ser o principal destino das exportações, representando 74% daquilo que é exportado.
Englobando uma grande diversidade de produtos, serviços e competências, o setor metalúrgico e metalomecânico representa cerca de 15 000 empresas e emprega 200 mil colaboradores, que trabalham em atividades tão diferentes como a metalurgia, a cutelaria e louça metálica, máquinas e equipamentos, produtos metálicos, equipamento de transporte e fabrico de peças técnicas utilizadas no setor automóvel, na aeronáutica, na indústria nuclear, entre outras.
OJE
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com