[weglot_switcher]

“Maior tragédia em Portugal” é também maior fogo em 10 anos na Europa

Dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS), consultados pela TSF, mostram que o incêndio no Pinhal Interior, em Pedrógão Grande, queimou cerca de 46.020 hectares.
27 Junho 2017, 11h12

Os incêndios que afetaram a região centro do país foram os maiores na Europa, na última década, segundo os dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS), consultados pela TSF. Há menos de duas semanas, o incêndio no Pinhal Interior, em Pedrógão Grande, causou mais de 46 mil hectares de área ardida.

Nos últimos cinco anos, Portugal tornou-se o país europeu com mais área ardida, sendo que o país é também o Estado-membro da União Europeia que sofreu mais fogos de grandes dimensões desde 2013, segundo a TSF. Até então, era a Grécia o país da UE com incêndios de maiores dimensões.

Em 2017, o incêndio de maiores dimensões, classificado por António Costa como “a maior tragédia de vidas humanas nos últimos anos em Portugal”, foi o de Pedrógão Grande. O EFFIS separa a área ardida em dois incêndios (a situação inicial que acabou por se fundir) e dá dois valores: 29.819 hectares de um dos fogos e 16.201 de outro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.