[weglot_switcher]

Maioria dos franceses quer o Parlamento dissolvido e novas eleições

Parece cada vez mais certo que o Governo Bayrou venha a cair a 8 de setembro no voto de confiança.
François Bayrou
Francois Bayrou, leader of French centrist party MoDem (Mouvement Democrate), arrives to attend the second plenary session of the Conseil National de la Refondation (CNR – National Council for Refoundation) at the Elysee Palace in Paris, France, December 12, 2022. REUTERS/Gonzalo Fuentes
27 Agosto 2025, 10h26

A maioria dos franceses quer o Parlamento dissolvido e a convocação de novas eleições.
Esta é a conclusão da sondagem da Ifop para a “LCI TV”, que aponta que mais de 60% dos mil inquiridos querem ir a votos num momento de crise para o executivo minoritário de François Bayrou, segundo a “Reuters”.
Parece cada vez mais certo que o Governo venha a cair a 8 de setembro depois dos três maiores partidos da oposição terem garantido que vão votar contra Bayrou num voto de confiança sobre os seus planos para reduzir os custos orçamentais.
A dissolução do Parlamento está nas mãos de Emmanuel Macron com mais de 50% dos inquiridos a não acreditarem que o presidente venha a tomar a decisão.
Em alternativa, Macron deverá procurar formar um novo Governo para substituir François Bayrou, caso falhe a votação.
A incerteza política na Gália provocou a venda massiva por investidores de ações e obrigações francesas na segunda-feira, com os riscos políticos da segunda maior economia da zona euro a aumentar drasticamente perante a incerteza em Paris.
RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.