Parece cada vez mais certo que o Governo Bayrou venha a cair a 8 de setembro no voto de confiança.
Francois Bayrou, leader of French centrist party MoDem (Mouvement Democrate), arrives to attend the second plenary session of the Conseil National de la Refondation (CNR – National Council for Refoundation) at the Elysee Palace in Paris, France, December 12, 2022. REUTERS/Gonzalo Fuentes
A maioria dos franceses quer o Parlamento dissolvido e a convocação de novas eleições.
Esta é a conclusão da sondagem da Ifop para a “LCI TV”, que aponta que mais de 60% dos mil inquiridos querem ir a votos num momento de crise para o executivo minoritário de François Bayrou, segundo a “Reuters”.
Parece cada vez mais certo que o Governo venha a cair a 8 de setembro depois dos três maiores partidos da oposição terem garantido que vão votar contra Bayrou num voto de confiança sobre os seus planos para reduzir os custos orçamentais.
A dissolução do Parlamento está nas mãos de Emmanuel Macron com mais de 50% dos inquiridos a não acreditarem que o presidente venha a tomar a decisão.
Em alternativa, Macron deverá procurar formar um novo Governo para substituir François Bayrou, caso falhe a votação.
A incerteza política na Gália provocou a venda massiva por investidores de ações e obrigações francesas na segunda-feira, com os riscos políticos da segunda maior economia da zona euro a aumentar drasticamente perante a incerteza em Paris.