O corte de publicidade na RTP anunciado pelo Governo no seu plano de ação para a comunicação social, apresentado na semana passada, não é bem visto pelos jornalistas, uma vez que 78% estão contra este corte, segundo uma sondagem da ‘Sonda + M / Central de Informação’.
Os dados da sondagem revelam que a maioria dos jornalistas consideram que esta medida pode colocar a sobrevivência da estação em causa, enquanto do lado de quem concorda, a resposta prende-se com a convicção de que o serviço público não deve ser “financiado por publicidade”.
Já quando questionados sobre o plano em si, 61% dos jornalistas inquiridos consideram o documento ‘positivo’, enquanto 22% o consideram ‘negativo’.
Entre as medidas que constam no plano, 31% dos inquiridos consideram que a “do desconto de 50% nas assinaturas digitais” é das mais positivas e relevantes. Segue-se o “prémio de contratação de jornalistas” e a “oferta de uma assinatura a estudantes do secundário”.
O “reforço do capital público da Lusa” é apontado como positivo por 9%, enquanto a “distribuição de jornais no interior do país”, o “aumento do porte pago” e a “integração das plataformas digitais nas soluções para o sector” são enunciadas por 4%.
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