Mais 9.787 estudantes entram no ensino superior. Consulte no JE as notas da 2.ª fase e as vagas que sobram

No conjunto das duas fases do concurso deste ano ingressaram no ensino superior público 53.984 novos estudantes, mais 16% do que no ano passado. Para a terceira fase e concursos especiais sobram 4.255 vagas.

São 9.787 os alunos que garantiram entrada nas universidades e politécnicos portugueses, segundo os resultados da segunda fase do Concurso Nacional de Acesso, divulgados ao primeiro minuto desta  quinta-feira, 15 de outubro, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A maior fatia dos estudantes – 5.253 – foi colocada nos politécnicos e os restantes 4.534 nas universidades.

Consulte aqui as vagas a concurso, as vagas preenchidas, as médias de entrada nas várias instituições de ensino e as vagas que sobram para a terceira fase do concurso nacional de acesso 2020/2021.

No conjunto da primeira e segunda fases do Concurso deste ano, já ingressaram no ensino superior público, através do concurso nacional de acesso, 53.984 novos estudantes, o que representa um aumento de 16% face ao passado de 2019/20.

Na primeira fase do concurso tinham sido colocados 50.964 estudantes, dos quais matricularam-se 46.372, o correspondente a 91% do total. Engenharias atraíram as notas mais altas, figurando quatro cursos no Top 5. Pelo contrário, 32 cursos não tiveram procura na fase inicial.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior refere, em comunicado, que a colocação de estudantes nesta segunda fase confirma as estimativas de ingresso no ensino superior público, que apontam para cerca de 95 mil novos estudantes em 2020/21 no total de todas as vias de ingresso.

Para os estudantes agora colocados, a matrícula e inscrição é realizada entre 15 e 19 de outubro junto da instituição de ensino superior.

Disponíveis estão ainda 4.255 vagas, que podem ser agora disponibilizadas para a 3.ª fase do concurso ou reverter para os concursos especiais e para os concursos de mudança de par instituição/curso. As candidaturas decorrem entre 22 e 26 de outubro.

O Concurso Nacional de Acesso de 2020 ficará concluído até ao final de outubro, como inicialmente planeado pela tutela.

Ler mais
Recomendadas

SNESup fez contas e denuncia: verbas para ensino superior e ciência crescem apenas 4% e não 17% como consta do relatório do OE2021

Segundo o Sindicato Nacional do Ensino Superior, a dotação para as instituições cresce apenas 23.2 milhões de euros. “Será necessário recuar 14 anos para encontrar um reforço na dotação em linha com estes valores”, denuncia a estrutura liderada por Gonçalo Leite Velho.

Governo determina “encerramento compulsivo” do ISLA de Leiria

Segundo despacho publicado em Diário da República, a instituição encerra no final do ano letivo de 2021-2022, de modo a possibilitar aos estudantes atualmente inscritos a conclusão dos respetivos ciclos de estudo.

PremiumCristina Vaz de Almeida: “Portugal precisa de mais especialistas de literacia em saúde”

ISPA lança programa para mudar comportamentos e melhorar resultados. Coordenado por Carlos Lopes e Cristina Vaz de Almeida, está previsto arrancar a 21 de novembro. Inscrições já abriram.
Comentários