Mais de 1.400 cidadãos já renovaram o cartão de cidadão online. Saiba quais os passos necessários

Segundo o Governo desde o início do ano registou-se um aumento de 24% dos pedidos do cartão do cidadão, devido ao Brexit e às alterações na Lei da Nacionalidade.

A renovação online do cartão do cidadão para maiores de 25 anos arrancou na semana passada. Passados quatro dias, mais de 1.400 cidadãos já pediram a renovação online, avançou o Governo esta segunda-feira, 24 de junho.

Esta opção está apenas disponível para cidadãos com mais de 25 anos, mas há dois aspetos que é preciso ter em conta se quiser realizar a renovação online através do portal ePortugal: é preciso ter um leitor de cartão do cidadão, ou uma Chave Móvel Digital.

Renove o seu cartão do cidadão no portal ePortugal.
Segundo o Governo desde o início do ano registou-se um aumento de 24% dos pedidos do cartão do cidadão. Este aumento da procura deveu-se à “procura por parte de cidadãos portugueses com morada no Reino Unido” devido ao Brexit, e também devido às “alterações à Lei da Nacionalidade que potenciaram o aumento de cidadãos nacionais que, pela primeira vez, requerem o seu Cartão de Cidadão”.

Como pedir a Chave Móvel Digital

Entre as duas opções de autenticação no portal ePortugal, o uso do PIN do cartão do cidadão é mais complexo, pois exige também o uso de um leitor de cartões e da instalação da aplicação do cartão do cidadão no seu computador.

Já a chave móvel digital é descrita como um “sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais e sítios da Administração Pública na Interne”, segundo o portal do Governo.

Esta chave tem dois fatores de segurança: uma palavra-chave (PIN) escolhida pelo cidadão, ou um código de segurança numérico e temporário recebido por SMS, e-mail ou mensagem direta no Twitter, com o portal oficial a aconselhar o uso do telemóvel para receber este código de segurança numérico por ser “mais seguro do que receber por e-mail”.

Esta chave móvel digital pode ser pedida de forma digital, mas para isso é preciso recorrer ao leitor de cartões e ao código PIN de autenticação; ou presencialmente, nos Espaços Cidadão e Espaços Empresa, e no momento de entrega do cartão de cidadão nos serviços do Instituto dos Registos e Notariado (IRN). Depois de preenchidos todos os dados, os cidadãos podem escolher o balcão de atendimento onde levantar o documento, tendo de ser feito pessoalmente pelo seu titular.

 

Renovar o cartão do cidadão online? Vai ser preciso pedir uma chave móvel digital ou ter um leitor de cartões

Ler mais

Recomendadas

OE2020: Mais 111 milhões para obras nas escolas com prioridade para remoção do amianto

O ministro da Educação anunciou hoje no parlamento uma verba adicional de 111 milhões de euros para obras nas escolas, com prioridade para os estabelecimentos com estruturas com amianto.

Moody’s mantém ‘rating’ de Portugal inalterado

Agência norte-americana não se pronunciou sobre a notação da dívida soberana portuguesa, que se mantém em ‘Baa3’ e perspetiva ‘positiva’. Tal como na primeira avaliação do ano passado, a Moody’s atualizou apenas o calendário indicativo da próxima avaliação, marcada para 17 de julho.

Observatório de turismo do Algarve vai integrar rede mundial da OMT

O reconhecimento do observatório regional pela OMT acontecerá dia 23, na próxima quinta-feira, durante a FITUR, a feira de turismo de Madrid à qual o Algarve regressa este ano e onde se promoverá de 22 a 26 de janeiro.
Comentários