[weglot_switcher]

Mais de 1.400 cidadãos já renovaram o cartão de cidadão online. Saiba quais os passos necessários

Segundo o Governo desde o início do ano registou-se um aumento de 24% dos pedidos do cartão do cidadão, devido ao Brexit e às alterações na Lei da Nacionalidade.
24 Junho 2019, 14h43

A renovação online do cartão do cidadão para maiores de 25 anos arrancou na semana passada. Passados quatro dias, mais de 1.400 cidadãos já pediram a renovação online, avançou o Governo esta segunda-feira, 24 de junho.

Esta opção está apenas disponível para cidadãos com mais de 25 anos, mas há dois aspetos que é preciso ter em conta se quiser realizar a renovação online através do portal ePortugal: é preciso ter um leitor de cartão do cidadão, ou uma Chave Móvel Digital.

Renove o seu cartão do cidadão no portal ePortugal.
Segundo o Governo desde o início do ano registou-se um aumento de 24% dos pedidos do cartão do cidadão. Este aumento da procura deveu-se à “procura por parte de cidadãos portugueses com morada no Reino Unido” devido ao Brexit, e também devido às “alterações à Lei da Nacionalidade que potenciaram o aumento de cidadãos nacionais que, pela primeira vez, requerem o seu Cartão de Cidadão”.

Como pedir a Chave Móvel Digital

Entre as duas opções de autenticação no portal ePortugal, o uso do PIN do cartão do cidadão é mais complexo, pois exige também o uso de um leitor de cartões e da instalação da aplicação do cartão do cidadão no seu computador.

Já a chave móvel digital é descrita como um “sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais e sítios da Administração Pública na Interne”, segundo o portal do Governo.

Esta chave tem dois fatores de segurança: uma palavra-chave (PIN) escolhida pelo cidadão, ou um código de segurança numérico e temporário recebido por SMS, e-mail ou mensagem direta no Twitter, com o portal oficial a aconselhar o uso do telemóvel para receber este código de segurança numérico por ser “mais seguro do que receber por e-mail”.

Esta chave móvel digital pode ser pedida de forma digital, mas para isso é preciso recorrer ao leitor de cartões e ao código PIN de autenticação; ou presencialmente, nos Espaços Cidadão e Espaços Empresa, e no momento de entrega do cartão de cidadão nos serviços do Instituto dos Registos e Notariado (IRN). Depois de preenchidos todos os dados, os cidadãos podem escolher o balcão de atendimento onde levantar o documento, tendo de ser feito pessoalmente pelo seu titular.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/renovar-o-cartao-do-cidadao-online-vai-ser-preciso-pedir-uma-chave-movel-digital-ou-ter-um-leitor-de-cartoes-456657

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.