[weglot_switcher]

Mais de 400 jovens portugueses vão fazer Interrail oferecido por Bruxelas

A Comissão Europeia recebeu mais de 73 mil candidaturas de toda a Europa. Os selecionados vão poder viajar entre os dias 1 de abril e 31 de outubro de 2020 (no máximo 30 dias).
15 Janeiro 2020, 13h23

A Comissão Europeia e o Parlamento Europeu atribuíram mais 20.020 passes de Interrail a jovens de 18 anos de toda a Europa, no âmbito da quarta e última edição do programa DiscoverEU. Dos jovens que vão poder viajar gratuitamente entre os dias 1 de abril e 31 de outubro de 2020 (no máximo 30 dias) 482 foram portugueses.

Os europeus selecionados – com base em critérios de seleção e quotas específicas dos Estados-membros da União Europeia – serão agora contactados e poderão começar a organizar o passeio de comboio (ainda que existam opções alternativas de transportes). “Viajar pela Europa e conhecer jovens de outros países reforça a compreensão intercultural, melhora as competências linguísticas e aumenta a autoconfiança”, garantiu Mariya Gabriel, comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.

Bruxelas recebeu 73.941 candidaturas – maioritariamente de jovens que estão na escola ou prestes a sair –, entre as quais 4.418 de Portugal. No entanto, foram os jovens alemães aqueles que mais “correram” aos passes de Interrail: fizeram 10.823 candidaturas (e daí foram escolhidos 3.386).

“O facto de a partilharem com os seus pares e com pessoas de outros países torná-la-á uma experiência agradável e inesquecível. Tornar-se-ão também parte de uma rede informal e inclusiva mais vasta que explora o que significa descobrir o nosso continente, com a sua riqueza, diversidade e solidariedade”, Margaritis Schinas, vice-presidente responsável pela Promoção do Modo de Vida Europeu.

O Parlamento Europeu aprovou um orçamento de 25 milhões de euros para a DiscoverEU 2020.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.