[weglot_switcher]

Mais de 400 navios continuam à espera de atravessar o canal do Suez

O presidente da Autoridade do Canal de Suez (SCA), Osama Rabie, diz que os 422 navios só terminarão a travessia do canal na próxima sexta-feira.
30 Março 2021, 09h34

Depois do navio ‘Ever Given’ ter sido desencalhado na tarde de segunda-cerca, 422 navios ainda aguardam por atravessar o canal do Suez. A informação é avançada esta terça-feira, 30 de março, pela agência “Reuters” que cita o  presidente da Autoridade do Canal de Suez (SCA), Osama Rabie, em declarações à imprensa egípcia.

O responsável adianta também que estes navios deverão conseguir atravessar o canal até à próxima sexta-feira. Os navios que aguardam para passar pelo canal incluem dezenas de navios porta-contentores, petroleiros e navios de gás natural liquefeito (GNL) ou gás liquefeito de petróleo (GLP), informa a televisão do Nilo.

Osama Rabie explica que em quatro dias o tráfego no canal do Suez voltará ao normal. “Vamos trabalhar dia e noite para acabar com o acumulado de navios.” As embarcações semelhantes ao tamanho do ‘Ever Given’, que é um dos maiores navios porta-contentores do mundo, poderam passar pelo canal em segurança, acrescentou o presidente da SCA, que não vai mudar a sua política de admissão deste tipo de navios.

De acordo com as autoridades, o Egipto estava a perder entre 12 e 14 milhões de dólares por dia (aproximadamente entre 10 a 12 milhões de euros) com o fecho deste canal, por onde passa cerca de 10% do comércio marítimo internacional. No ano passado, foram quase 19 mil os navios que utilizaram o canal do Suez.

O porta-contentores ‘Ever Given’ com 400 metros de comprimentos e 220 mil toneladas ficou preso na passada terça-feira, numa das rotas navegáveis mais movimentadas do mundo, e fez com que mais de 300 navios ficassem presos nos dois lados do canal do Suez.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.