Em 2024, quase 2.240 jovens solicitaram crédito consolidado na tentativa de reduzir prestações e aliviar a pressão orçamental.
A informação foi divulgada pela Gestlifes, uma intermediária de crédito que revelou ter recebido 2.238 pedidos de consolidação de créditos por consumidores entre os 18 e os 25 anos.
João Pereira, CEO da Gestlifes, destacou a importância de um dado que considera “muito marcante, porque estamos a falar de jovens que, mesmo numa fase tão inicial da vida, já acumulam, pelo menos, dois créditos. A consolidação é geralmente procurada para reduzir o peso desses empréstimos no orçamento e conseguir algum fôlego”, lembra.
Os pedidos de consolidação referiam-se exclusivamente a créditos ao consumo, incluindo créditos pessoais, créditos automóvel e cartões de crédito.
Segundo João Pereira, “a escolha por consolidar este tipo de créditos explica-se pelo fato de estes financiamentos apresentarem taxas de juro muito elevadas. Os custos são altos e começam a sufocar vários destes jovens. Recebemos casos com taxas de esforço entre os 50% e os 60%”, revela.
A elevada taxa de esforço ajuda a explicar o facto de apenas 0,2% das consolidações terem sido bem-sucedidas, ou seja, apenas quatro das 2.238 solicitações foram atendidas. Apesar de ser um número reduzido, o CEO ressalta que este valor poderia ter sido significativamente maior se tivesse sido incluído um segundo titular no contrato de crédito consolidado.
Nos casos em que a consolidação ocorreu, houve uma poupança mensal média de 465 euros, um alívio que reforça este tipo de crédito como uma solução viável para a reorganização das finanças dos consumidores.
O crédito consolidado permite agrupar dois ou mais empréstimos num único contrato com condições mais favoráveis, como taxas de juro menores, prazos de pagamento alargados e mensalidades inferiores. Com isso, as famílias conseguem beneficiar de uma maior folga orçamental e evitar situações complicadas, como o sobre-endividamento.
A Gestlifes é uma das maiores intermediárias de crédito de Portugal. Os websites das suas marcas, focados em literacia financeira, recebem mais de 60.000 visitas mensais e têm como missão aumentar a literacia financeira no país.
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