[weglot_switcher]

Mais de metade dos portugueses tem dificuldade em satisfazer necessidades básicas

Perante os desafios económicos que as famílias portugueses têm enfrentado, são já mais de metade as que revelam que satisfazem as necessidades básicas com dificuldade, já 38% afirma que não consegue satisfazer estas necessidades de forma confortável.
20 Junho 2024, 15h37

A crise económica tem afetado a vida dos portugueses, nomeadamente nos seus orçamentos familiares. Perante os desafios que enfrentam, 54% dos portugueses revelam que conseguem satisfazer as necessidades básicas, mas com dificuldades, enquanto 38% afirma que não consegue satisfazer estas necessidades de forma confortável.

Os dados do estudo do Observador Cetelem, sobre o poder de compra, revelam que a faixa etária que sente mais dificuldade em concretizar as necessidades básicas é dos 45 aos 54 anos, sendo a região do Porto onde os mais inquiridos assumem dificuldades.

Cerca de 62% dos inquiridos declararam ter dificuldade no pagamento das despesas, com 58% a afirmar que tem dificuldade em pagar despesas variáveis, como alimentação e transportes. Já 41% revela ter dificuldade em pagar a mensalidade da casa.

Do total dos inquiridos, 17% reconhece que não tem capacidade para suportar despesas extra, e entre os que conseguem, a média do valor não ultrapassa os 600 euros.

Segundo dados do INE, a remuneração bruta mensal média por trabalhador em Portugal é de 1.443 euros, sendo que, de acordo com este estudo, 48% do salário é despendido em despesas fixas, 38% em despesas variáveis e apenas 14% é destinado a poupanças.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.