[weglot_switcher]

Mais pessimista que o Governo, Bruxelas vê economia a recuar 9,3% este ano

A Comissão Europeia vê a economia a recuperar 5,4% em 2021, mas deixa o alerta: “Os riscos estão ainda negativos devido à elevada dependência de Portugal no turismo externo, no qual a incerteza permanece significativa”, referiu a CE, nas projeções económicas do outono.
5 Novembro 2020, 10h00

A economia portuguesa deverá contrair 9,3% este ano, antes de recuperar para crescer 5,4% em 2021 e 3,5% no ano seguinte, afirmou esta quinta-feira a Comissão Europeia (CE).

“Os riscos estão ainda negativos devido à elevada dependência de Portugal no turismo externo, no qual a incerteza permanece significativa”, referiu a CE, nas projeções económicas do outono.

No Orçamento do Estado para 2021, o Governo estima um recuo recorde de 8,5% antes de uma retoma de 5,4% em 2021.

Em julho, nas projeções intercalares do verão, Bruxelas previa uma recessão de 9,8% este ano e uma expansão de 6% no próximo.

Bruxelas recordou que o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 3,9% e 13,9%, respectivamente e em cadeia, nos primeiros dois trimestres, com o setor do turismo o mais atingido. Com o relaxamento gradual das medidas de distanciamento social no verão, a economia começou a recuperar e muitos setores, especialmente a manufactura, regressaram de forma geral aos níveis pré-pandemia.

“No entanto, a atividade no grande setor da hospitalidade permaneceu bem abaixo da capacidade e não se espera que recupere durante o período projectado”, sublinhou.

[Em atualização]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.