O antigo ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral disse esta segunda-feira que o crescimento do turismo em Portugal é um exemplo para outros setores no país, ao compreender como aproveitar e dinamizar potencialidades, salientando a importância não só da promoção externa, como de ferramentas como o digital.
Numa conferência sobre a competitividade e crescimento da economia, no âmbito do ciclo de encontros organizados pela SEDES – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Económico e Social, o ministro da Economia no primeiro mandato de António Costa destacou que se o argumento de que a economia portuguesa se alavancou nos últimos anos na expansão do turismo “foi um reboque interessante”.
“Temos a mesma conjuntura que Espanha e crescemos mais do dobro no turismo do que Espanha. O que acelerou muito nos últimos anos não foi o crescimento de hóspedes, mas o crescimento das receitas”, disse, frisando que “um terço das receitas turísticas não existiam há três anos atrás”.
Manuel Caldeira Cabral sustentou que “é um crescimento mais interessante do que os números globais espelham” e que o “maior crescimento aconteceu em lugares como os Açores, a Região Centro e o Alentejo, regiões que tinham pouco turismo e começam a ter mais turismo”, considerando que para essa dinâmica contribuiu o facto desses mercados terem sido “trabalhados especificamente” e “diferentemente do que eram anteriormente”.
“Isto aconteceu por um misto de estratégia de promoção, interligações o ano todo para combater a sazonalidade, houve uma estratégia diferente para o setor, mas que soube responder bem”, realçou.
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