A marca de luxo Coach já não vai destruir artigos não vendido e danificados que são devolvidos às lojas. A polémica estalou depois de um vídeo na plataforma TikTok denunciar que a marca estragava propositadamente os itens para efeitos fiscais.
A marca americana levou a situação para o Instagram, ainda que não se tenha referido diretamente às acusações, sustentando que parou de destruir bens devolvidos às lojas e estava à procura de um propósito mais responsável, reciclar e reutilizar bens em excesso ou produtos danificados.
A utilizadora Anna Sacks denunciou a situação na rede social de vídeos curtos após se deparar com várias malas cortadas propositadamente no contentor do lixo da Coach, tornando os artigos inúteis. De acordo com Sacks, a política da marca de luxo é encarregar um empregado de estragar a mercadoria para ninguém a reaproveitar.
No vídeo publicado no Tik Tok, a utilizadora mostra malas cortadas ao meio, sapatos com as alças cortadas de forma a não aproveitar e casacos com grandes rasgos. Anna Sacks alega que esta técnica usada pela marca – e outras – faz parte de uma lacuna fiscal que permite que as marcas digam que as mesmas foram “acidentalmente destruídas”.
O vídeo de Anna Sacks foi visto por mais de 560 mil pessoas e a história tomou outras proporções quando o supervisor Diet Prada no Instagram expôs a história recorrendo aos vídeo da utilizadora do Tik Tok.
@thetrashwalker##coach ##donatedontdump ##retailmademe ##dumpsterdiving ##shopping ##climatechange ##haul ##free ##eco ##recycle ##donate ##nyc ##thrift ##repair ##fashion ##style♬ Waltz of the Flowers – The Nutcracker – Pyotr Ilyich Tchaikovsky
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com