[weglot_switcher]

Marcelo cai cinco pontos mas garante reeleição no domingo em sondagem da Universidade Católica

Atual Presidente da República lidera com 63% nas intenções de voto, a enorme distância dos outros candidatos. Ana Gomes tem quatro pontos de vantagem para André Ventura e Marisa Matias desce para 3% e empata com Tiago Mayan Gonçalves.
20 Janeiro 2021, 20h25

O atual Presidente da República e candidato à reeleição Marcelo Rebelo de Sousa perdeu cinco pontos percentuais na sondagem da Universidade Católica, feita para a Rádio Renascença e para o “Público”, mas mantém 63% das intenções de voto, o que lhe permitiria reeleger-se para um segundo mandato no próximo domingo. Algo que sucedeu a todos os outros quatros chefes de Estado em exercício que se apresentaram a votos no regime democrático.

A sondagem presidencial de janeiro da Universidade Católica também confirmou a antiga eurodeputada socialista Ana Gomes como a segunda candidata com maiores intenções de voto, passando de 13% para 14%, mas reduzindo a distância para o terceiro, pois também o líder e deputado único do Chega André Ventura teve uma subida, de 8% para 10%.

Isolado na quarta posição, com 5% e sem qualquer mexida em relação ao mês anterior, encontra-se o eurodeputado comunista João Ferreira, enquanto Marisa Matias, também eleita para o Parlamento Europeu, mas pelo Bloco de Esquerda, desce dois pontos percentuais, para 3%. A confirmar-se o resultado nas urnas, ficaria abaixo de um terço dos 10,12% que obteve nas presidenciais de 2016.

Em alta na sondagem da Universidade Católica surge o candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves, que passa de 1% para 3%, estando logo atrás Vitorino Silva, presidente do partido RIR – Reagir, Incluir, Reciclar e mais conhecido pela alcunha ‘Tino de Rans’, com 2%, ligeiramente abaixo do seu resultado em 2016.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.