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Marcelo diz que polémica com a Web Summit funcionou como “publicidade”

“Só prova a importância da Web Summit. Vamos fazer desta um sucesso”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, no evento de apresentação das startups portuguesas que fazem parte do programa Road 2 Web Summit 2023.
António Pedro Santos/Lusa
2 Novembro 2023, 18h19

O Presidente da República disse, esta terça-feira, que a polémica em torno da edição deste ano da Web Summit, após os comentários de Paddy Cosgrave sobre a guerra Israel-Hamas que levaram à desistência de várias tecnológicas, funcionou como “publicidade” para a cimeira tecnológica de Lisboa.

Seguindo a retórica de que “toda a má publicidade é publicidade”, constatou que “só prova a importância da Web Summit”. “Digam mal de mim, mas falem”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, no discurso de encerramento do evento de apresentação das startups portuguesas que fazem parte do programa Road 2 Web Summit 2023.

“Vamos fazer desta Web Summit um sucesso”, apelou o chefe de Estado, lançando ainda o repto para os próximos desafios a endereçar no que ao empreendedorismo diz respeito: reforçar os apoios e dar resposta à concorrência internacional. “Temos de resistir à concorrência americana em termos de financiamento e em termos de lucro e apoiar”, defendeu, em declarações proferidas esta tarde numa cerimónia que se realizou no antigo Museu dos Coches.

Para as startups de Portugal, que têm estado a aumentar a um “ritmo alucinante”, referiu que são o “pioneiros” e o “símbolo daquilo que a Web Summit representou e representa”.

A Web Summit 2023 vai realizar-se em Lisboa nos próximos dias 13, 14, 15 e 16 de novembro, no Parque das Nações. Depois de semanas de polémica e especulação sobre a concretização do evento, a empresa que organiza a cimeira tecnológica garantiu que está tudo de pé – menos a presença de multinacionais de renome como Google, Amazon, Siemens ou Meta (Facebook).

O Presidente da República não fará o discurso de abertura, no modelo habitual, mas far-se-á representar na conferência em diversos momentos num formato que fica por revelar.

A organização, que está há quase duas semanas na Altice Arena e FIL – Feira Internacional de Lisboa a construir as infraestruturas necessárias, diz que continuará a haver espaço para networking, inclusive à noite (Night Summit), para criar oportunidade de negócio e fazer contactos. A Web Summit 2023 ocupará cerca de 215 mil m2, mais 11 mil m2 do que na edição anterior.

A expectativa é receber perto de 70 mil pessoas e um recorde de 2.600 startups na capital portuguesa, o que representa um acréscimo de cerca de 300 startups em relação a novembro de 2022, bem como mais de 800 investidores e na ordem dos dois mil jornalistas confirmados. O valor dos bilhetes, que começa nos 1.095 euros, vai aumentar a partir de amanhã.

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