Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta quinta-feira que haja uma renovação do quadros políticos na União Europeia e deu como exemplo o novo Governo português liderado por Luís Montenegro.
Na abertura da 14ª edição do evento Estado da União, que o JE acompanha presencialmente e que decorre em Florença, o chefe de Estado deu ênfase à capacidade de renovação das lideranças europeias para que a Europa se mantenha como uma referência mundial.
“A Europa é o melhor lugar do mundo para se viver. Mas sem uma Europa forte, não vamos ter condições de prosperar. A Europa tem o melhor sistema político mas para isso tem que existir renovação dos quadros europeus”, destacou.
De seguida, deu como exemplo o novo Governo português: “Em Portugal, temos um novo Governo, com dois meses de existência. Muitos enfatizaram que 90% do novo Governo não tem experiência governativa. No entanto, isso não é necessariamente mau. Temos que perceber que as nossas instituições democráticas estão ultrapassadas”, referiu. “A Comissão Europeia fechava em agosto e isso acontece também com alguns parlamentos. Como assim?”, questionou Marcelo Rebelo de Sousa
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com