O Presidente da República considera que não devem haver alarmismos com o primeiro caso confirmado de coronavírus em Portugal.
“Não se deve entrar em alarmismos. Vamos continuar a acompanhar serenamente a evolução. O bom senso aconselha que se acompanhe atentamente e que se tome as medidas necessárias e proporcionais. Se for preciso tomar mais medidas, o Governo está preparado para as tomar”, disse hoje Marcelo Rebelo de Sousa em declarações aos jornalistas em Lisboa.
O Governo anunciou esta segunda-feira o primeiro caso confirmado de coronavírus em Portugal, com um segundo caso positivo a aguardar ainda contra-análise.
O Presidente apontou que perante tantos casos positivos em países europeus já seria de esperar que Portugal também viesse a ser afetado.
“Era uma noticia esperada há muito tempo. Com tantos países, nomeadamente na Europa, a terem casos positivos, era de estranhar que não houvesse nenhum caso positivo em Portugal”, destacou Marcelo Rebelo de Sousa.
“Estes dois casos confirmados têm uma origem fora do território português, o que e fácil de detectar, é uma vantagem”, afirmou.
O chefe de Estado também sublinhou que o coronavírus “com a subida da temperatura e com a transição para o tempo quente tende a diminuir a sua virulência, mas é prematuro dizer quando vai acontecer”.
Sobre o caso do escritor chileno, o Presidente apontou que Luís Sepúlveda já “teria chegado a portugal com sintomas de uma constipação, provavelmente a origem é anterior à chegada a Portugal”.
https://jornaleconomico.pt/noticias/casos-de-coronavirus-em-portugal-com-ligacoes-a-espanha-e-italia-553367
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com