“Os astros estão alinhados para a Autoeuropa.” Foi assim que Marcelo Rebelo de Sousa descreveu hoje os novos investimentos de 300 milhões de euros que a fábrica portuguesa da Volkswagen tem em curso.
Para a fábrica evoluir ao longo de mais de três décadas em Portugal, foi crucial o apoio do poder político que veio dos dois lados do Parlamento, defendeu.
“Não será demais relembrar hoje a visão que o Governo de Portugal teve então, liderado pelo primeiro-ministro Cavaco Silva, quando negociou a construção da fábrica para o nosso país. Esta visão tem sido sistematicamente apoiada por todos os governos de direita e de esquerda e por todos os Presidentes de esquerda e de direita. Sou testemunha disso nos últimos 10 anos”, disse hoje Marcelo Rebelo de Sousa durante uma visita à Autoeuropa, onde foi assinado um protocolo de apoios do Estado português a investimentos na fábrica.
“Sem esta visão e comprometimento [dos partidos políticos], a economia e a sociedade portuguesa seriam muito diferentes. Houve uma estratégia nacional prosseguida ao longo de décadas que gerou mais crescimento económico, mais exportações, mais sucesso económico e social”, afirmou.
O Presidente da República também deixou palavras de “enorme reconhecimento aos trabalhadores” da fábrica. “Sem eles, a Autoeuropa não seria o que é hoje. Muitas horas do mandato presidencial foram utilizadas ao serviço do país para tratar de questões da Autoeuropa, acompanhando as questões económicas, financeiras e laborais durante tensões, conflitos e períodos de crise, internas ou no mundo”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com