[weglot_switcher]

Marine Le Pen diz que reeleição de André Ventura é “um bom presságio para as presidenciais”

Apoio da líder da Reunião Nacional junta-se ao de outras figuras do Identidade e Democracia, a família política mais à direita do Parlamento Europeu, na qual o Chega passou a estar integrado.
  • Christian Hartmann/REUTERS
6 Setembro 2020, 11h48

A líder do partido francês Reunião Nacional, Marine Le Pen, escreveu neste domingo no Twitter que a reeleição de André Ventura para a presidência do Chega é “um bom presságio para as eleições presidenciais em Portugal”. Neste momento, Ventura aparece em segunda lugar nas sondagens, apesar de todas indicarem que Marcelo Rebelo de Sousa conseguirá um segundo mandato logo à primeira volta em janeiro de 2021.

Marine Le Pen, que também procurará impedir a reeleição do presidente francês, Emmanuel Macron em 2022, sublinhou a dimensão da vitória do fundador e deputado único do Chega, que no ato eleitoral deste sábado obteve o apoio de 99,4% [a líder da Reunião Nacional mencionou 99,1%, ligeiramente abaixo do resultado final] dos militantes que foram às mesas de voto, com apenas 15 votos em branco e sete nulos.

A reeleição de Ventura levou a reações de outros dirigentes de partidos da Identidade e Democracia, a família política mais à direita no Parlamento Europeu, como o seu presidente, o eurodeputado belga Gerolf Annemans.

Mesmo sem conseguido eleger nenhum deputado para Estrasburgo nas eleições europeias de 2019, o Chega aderiu ao Identidade e Democracia no início deste verão, esperando a presença de uma delegação do grupo que junta partidos como a Reunião Nacional (França) e Liga (Itália) na II Convenção Nacional, que se realiza a 19 e 20 de setembro em Évora.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.