[weglot_switcher]

Mário Centeno: “Parem de retratar a desaceleração como uma crise”

Mário Centeno reagiu às previsões económicas da Comissão Europeia, numa mensagem no Twitter, onde considerou que “está nas nossas mãos inverter a tendência e agir agora para reduzir” os riscos identificados.
7 Fevereiro 2019, 12h26

O ministro das Finanças, Mário Centeno, apelou a que não se retrate o desacelerar do crescimento económico como uma crise, através de uma mensagem publicada na rede social Twitter, esta quinta-feira, após a divulgação do Winter Forescat 2019 da Comissão Europeia.

“Parem de retratar o abrandamento como uma crise. Os riscos políticos estão a conduzir a esta moderação do crescimento previsto nas Previsões de Inverno da Comissão Europeia de hoje. Assim, está nas nossas mãos inverter a tendência e agir agora para reduzir esses riscos”, escreveu Centeno.

No Winter Forecast 2019, a Comissão Europeia (CE) prevê que o crescimento da zona euro deverá abrandar de forma acentuada este ano, devido a uma maior incerteza global, e depois de já ter registado uma desaceleração em 2018. Bruxelas reviu em 0,6 pontos percentuais as estimativas de outono do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano para os 1,3%. Já para 2018, estima uma expansão de 1,9% e para 2020, 1,6%.

Ainda que a economia portuguesa deva crescer acima da média da zona euro, Bruxelas também reviu em baixa ligeira as previsões de expansão do PIB português para este ano devido a uma contribuição mais fraca das exportações. Antecipa uma desaceleração para 1,7%, abaixo dos 1,8% das previsões de outono e da meta de 2,2% inscrita no Orçamento do Estado para 2019 (OE2019).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.