[weglot_switcher]

Mário Centeno: “Somos estudantes a vida toda”

Na cerimónia de entrega de prémios do concurso “O Meu Futuro Financeiro”, realizada hoje no Banco de Portugal, Mário Centeno salientou a importância da aprendizagem ao longo da vida.
17 Março 2025, 20h28

A Católica Lisbon School of Business & Economics (Católica-Lisbon) foi a vencedora do primeiro concurso “O Meu Futuro Financeiro”, uma iniciativa do Banco de Portugal e da CFA Society Portugal dirigida a estudantes universitários, numa sessão liderada pelo Governador Mário Centeno. A Universidade Católica Portuguesa do Porto e a Faculdade de Economia do Porto ocuparam a segunda e a terceira posição, respetivamente. Nesta primeira edição do concurso, os alunos foram desafiados a apresentar uma solução para um caso de estudo sobre temas de literacia financeira, como o orçamento familiar, a aplicação da poupança, o recurso ao crédito ou o acesso a produtos e serviços financeiros através de canais digitais.

“Durante parte da nossa vida somos alunos, mas somos estudantes a vida toda. A ideia de estudar, de aprender e de estar atualizado em todo os momentos, questionando os desafios que temos pela frente e as soluções que podemos encontrar, é o que retiramos destas iniciativas. A atitude que temos perante esse processo longo de aprendizagem é reconhecer que o mundo à nossa volta muda. Os instrumentos que temos de usar são mais sofisticados, a digitalização é um exemplo muito claro do nosso dia-a-dia e dessa evolução. A função do Banco de Portugal é manter viva essa chama pelo conhecimento”, disse o governador Mário Centeno.

A participação no concurso foi aberta a todos os estudantes que estivessem matriculados no ano letivo 2024/2025, em curso de ensino superior, universitário ou politécnico, ministrado em instituição de ensino superior que, previamente, tenha aderido ao concurso. As equipas deveriam ser constituídas com um mínimo de dois e um máximo de quatro elementos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.