[weglot_switcher]

Marques Mendes: Vacinação dos 30 aos 39 anos começa na próxima semana

“As coisas estão a correr francamente bem, mas os internamentos estão a aumentar, o que quer dizer que não se pode facilitar”, sublinhou o comentador.
13 Junho 2021, 21h33

O comentador Marques Mendes apontou, no seu espaço de comentário habitual no Jornal da Noite na SIC ao domingo, que a vacinação da faixa etária dos 30 aos 39 anos começa na próxima semana.

Marques Mendes referiu que Portugal já administrou 6,9 milhões de doses, mais 500 mil do que na semana anterior. Há 4,5 milhões de pessoas com pelo menos uma dose, o que corresponde a 44% da população portuguesa. “Uma dose é importante, é melhor do que não ter proteção nenhuma, mas não dá mais do que 30% de proteção”, alertou, vincando que com as novas variantes, nomeadamente a indiana, o problema agrava-se.

Há 2,6 milhões de pessoas com a vacinação completa, o que significa que um em cada quatro portugueses já tem as duas doses da vacina.

“As coisas estão a correr francamente bem, mas os internamentos estão a aumentar, o que quer dizer que não se pode facilitar”, sublinhou o comentador.

Marques Mendes realçou ainda que nos portugueses com mais 60 anos de idade há mais de 90% de vacinados. “Isto é que é a grande notícia, porque é aqui que estão os grupos de risco, é aqui que havia o maior risco de morte”.

No entanto, o comentador frisou que Portugal neste momento está a contraciclo com a União Europeia: “a UE está a melhorar, Portugal está a piorar”.

Marques Mendes entende que a prioridade de vacinação devem ser agora os jovens, com o risco de o mês de agosto ser uma “calamidade”, caso os jovens (maiores de 18 anos) não estejam ainda vacinados.

O comentador pede ainda ao Governo que avalie a hipótese de haver um certificado Covid cá dentro, por exemplo, para frequentar bares, discotecas e festivais, e vê com bons olhos o facto de a DGS estar a rever a estratégia de vacinação face às novas variantes do vírus.

[Atualizada às 21h51]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.