A Mars anunciou esta quinta-feira que vai investir mil milhões de euros na sua operação europeia até ao final de 2026 com o objetivo de reforçar as suas capacidades de fabrico, sustentabilidade, inovação, e resiliência económica.
O grupo empresarial que tem no seu portfolio marcas como a Bounty, M&M’s, Maltesers, Mars, Orbit, Skittles, Snickers, Sugus, Twix, Royal Canin, Whiskas, salienta que este novo investimento junta-se aos mais de 1,5 mil milhões de euros que a Mars já investiu na indústria de manufatura na União Europeia nos últimos cinco anos, “modernizando as instalações, aumentando a capacidade de produção e acelerando os esforços para descarbonizar” a sua cadeia de valor.
“Estes investimentos apoiam as 24 fábricas da empresa em 10 países da União Europeia e as 25 mil pessoas que empregamos nas nossas operações diretas. 85% dos produtos da Mars vendidos na União Europeia são produzidos localmente na União Europeia, que é também um polo de exportação para mais de 100 mercados em todo o mundo”, refere o grupo empresarial.
O responsável financeiro da Mars, Claus Aagaard, referiu que a organização tem uma “visão de longo prazo” e revela que o grupo empresarial “acredita” na Europa e “gostaria de ver mais crescimento em benefício” dos consumidores nas economias da União Europeia.
“Os nossos investimentos são concebidos para manter as nossas operações de classe mundial, competitivas e alinhadas com as prioridades de longo prazo da União Europeia. Para a Mars, isto é mais do que apenas crescimento. Trata-se também de construir um negócio mais forte e resiliente na Europa – que ofereça mais inovação aos consumidores, acrescente valor a milhares dos nossos fornecedores europeus e crie impactos positivos e duradouros nas comunidades onde operamos”, acrescentou Claus Aagaard.
O plano de investimento que a Mars tem planeado para a União Europeia incorpora três vertentes: modernização da produção, descarbonização da cadeia de valor e fortalecimento das parcerias e economias locais.
“Estamos a investir significativamente na modernização da nossa área de produção em toda a União Europeia – modernizando as instalações para aumentar a eficiência, a qualidade dos produtos e a inovação para o consumidor, desde as novas tecnologias de embalagem, como a embalagem reciclável Whiskas, até aos novos formatos de pastilha elástica, como os refrescos Extra/Orbit. Por exemplo, entre 2023 e 2027, estamos a investir cerca de 250 milhões de euros na nossa fábrica de chocolate em Janaszówek, na Polónia, para trazer automatização de última geração às nossas operações e aumentar a capacidade da unidade em 63%. A unidade – que comemora este mês o seu 30º aniversário – é fundamental para a nossa ambição de crescimento na região”, refere o grupo empresarial sobre os seus planos de modernização da sua cadeia de produção.
Quando à descarbonização da cadeia de valor no sentido de melhorar a sustentabilidade e a resiliência da produção a Mars salienta que reduziu ao nível global as suas emissões de gases de efeito de estufa em mais de 16% desde 2015, enquanto o negócio cresceu 69%.
“Para continuar a dissociar o crescimento das emissões estamos a incorporar iniciativas ambientais em etapas-chave da nossa cadeia de valor. Em 2022, a fábrica de gelados em Steinbourg, França – sede das barras de gelado Snickers, Twix e Bounty – passou a ser alimentada por inteiro através de eletricidade renovável, a primeira unidade da Mars no mundo a tornar-se livre de combustíveis fósseis. Da mesma forma, a nossa unidade de nutrição animal na Lituânia instalou uma linha de produção de saquetas de última geração alimentada exclusivamente por eletricidade renovável. Além da indústria da manufatura estamos a combater as emissões agrícolas com o Moo’ving Dairy Forward Plan, de 47 milhões de dólares, ajudando a reduzir as emissões de metano em vários Estados-Membros da União Europeia, incluindo os Países Baixos”, salienta a Mars.
Já quanto ao fortalecimento de parcerias e economias locais a Mars sublinha o seu “longo historial de outsourcing e inovação com parceiros locais – desde agricultores e fornecedores a fornecedores de tecnologia – com o objetivo de fortalecer as economias locais e apoiar as comunidades. Por exemplo, em 2025, anunciamos mais de 100 milhões de euros para modernizar e digitalizar as nossas unidades industriais em França, reforçando o emprego local e, ao mesmo tempo, apoiando a nossa viagem rumo a emissões zero”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com