[weglot_switcher]

Martifer tem estaleiro de reciclagem de navios aprovado pela Comissão Europeia

A Navalria, empresa de Aveiro participada a 100% pela Martifer, torna-se assim a única empresa com um estaleiro habilitado à reciclagem de navios, segundo as novas regras da Comissão Europeia.
  • Darren Whiteside/Reuters
13 Novembro 2020, 22h12

A Navalria, empresa sedeada em Aveiro, participada a 100% pela Martifer, viu hoje, dia 13 de novembro, o seu estaleiro de reciclagem de navios aprovado pela Comissão Europeia, no âmbito da nova lista de estaleiros de reciclagem de navios aprovada por Bruxelas.

A Navalria – Docas, Construções e Reparações Navais está, assim, habilitada a proceder à reciclagem de navios no seu estaleiro de Aveiro, de acordo com as novas regras vigentes a nível comunitário.

Com a nova legislação, os armadores internacionais que pretendem proceder à reciclagem de navios no espaço comunitário terão de assegurar que os navios destinados a ser reciclados o sejam exclusivamente nos estaleiros de reciclagem de navios constantes desta nova lista.

Em Portugal, a Navalria é, neste momento, a única empresa com estaleiro habilitado à reciclagem de navios, segundo as novas regras da Comissão Europeia.

De acordo com a nota divulgada pela Comissão Europeia, o estaleiro da Navalria pode reciclar navios com um máximo de 104 metros de comprimento, 6,5 metros de largura e 6,5 metros de calado.

Esse mesmo documento, a que o Jornal Económico teve acesso, explica que a descontaminação e o desmantelamento de navios nos estaleiros da Navalria podem efetuar-se no plano horizontal ou inclinado, consoante as dimensões do navio.

O plano horizontal tem uma capacidade nominal de 700 toneladas, enquanto o plano inclinado tem uma capacidade nominal de 900 toneladas.

A lista hoje publicada pela Comissão Europeia inclui um conjunto de 42 estaleiros habilitados a efetuar reciclagem de navios segundo as regras comunitárias, respeitando o ambiente e as normas de segurança.

Além da Navalria, em Portugal, a lista inclui estaleiros nos Estados Unidos (um), Turquia (8), Reino Unido (3), Finlândia (um), Noruega (7), Holanda (3), Lituânia (4), Letónia (um), Itália (um), França (4), Espanha (um), Estónia (um), Dinamarca (6) e Bélgica (um).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.