[weglot_switcher]

Mastercard Innovation Forum 2024: IA e Co-Criação a Moldar o Futuro da Inovação

O evento anual de inovação da Mastercard está de regresso para nos ajudar a construir um futuro em que todos participem.
Mastercard
16 Setembro 2024, 07h55

Subordinado ao tema “Innovating the Future Together”, a 8ª edição portuguesa do Mastercard Innovation Forum, que se realiza no dia 19 de setembro, em Lisboa, vai contar com um conjunto de oradores exclusivos e de executivos seniores da Mastercard, que vão partilhar as suas perspetivas sobre o nosso futuro comum e a inovação na nossa indústria.

Para ficarmos a conhecer melhor o que o Mastercard Innovation Forum vai proporcionar, falámos com a Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard Portugal. Dos desafios e oportunidades da Inteligência Artificial, às principais tendências macroeconómicas e de consumo responsável e principais tecnologias emergentes, Maria Antónia Saldanha desvenda-nos algumas pistas sobre o que nos reserva o nosso futuro digital e de como palestras inspiradoras nos podem motivar para sermos agentes desta mudança.

O que motivou a escolha do tema “Innovating the Future Together” para o Mastercard Innovation Forum 2024? E de que forma esta opção reflete a missão e os objetivos estratégicos da empresa?

O tema deste ano do Mastercard Innovation Forum reflete um conceito-chave na Mastercard. Refiro-me ao processo de co-criação, que envolve os diversos stakeholders do ecossistema, incluindo clientes, parceiros tecnológicos, startups e governos. É um pilar fundamental da nossa estratégia, porque é graças a esta colaboração que podemos combinar diferentes perspetivas e expertises para criar produtos e serviços inovadores que sejam relevantes para a economia e que possam criar uma sociedade mais inclusiva, um tecido empresarial mais resiliente, e com oportunidades para todos.

E sendo este o evento da Mastercard dedicado à inovação, que vai já na oitava edição em Portugal, queremos, precisamente, partilhar com os nossos clientes e parceiros os resultados e as experiências dessa co-criação.

Vamos, por isso, contar com a participação de um conjunto de executivos seniores da Mastercard e de outros especialistas convidados, que nos vão falar de aspetos importantes para podermos continuar a inovar em conjunto no futuro e que vão desde as principais tendências macroeconómicas que estão a impactar a forma como os consumidores estão a tomar as suas decisões, aos desafios e oportunidades que a Inteligência Artificial nos reserva no nosso futuro digital e explorar as tecnologias que vão moldar o futuro do comércio rumo a uma “Nova Era da Personalização”.

Como é que a Mastercard se tem adaptado às rápidas mudanças tecnológicas, nomeadamente às transformações trazidas pela IA, uma das áreas em destaque nesta edição?

A IA há muito que integra as soluções da Mastercard, desde logo na sua aplicação à segurança do ecossistema de pagamentos. E temos vários casos de uso, muito interessantes.

Por exemplo, na monitorização de transações em tempo real temos o Mastercard Consumer Fraud Risk, que usa Inteligência Artificial para nos permitir identificar e prevenir fraudes de forma mais eficiente e que dá a possibilidade aos bancos de interromper, em tempo real, um pagamento antes que os fundos saiam da conta da vítima.

Já o ano passado, anunciámos com a portuguesa Feedzai, uma fintech líder de mercado em soluções no combate à fraude financeira através de inteligência artificial, uma parceria global para aumentar a proteção dos consumidores contra as fraudes com criptomoedas.

Na prática, estamos na vanguarda da inovação, desenvolvimento e adoção da IA graças a programas como o AI Garage, que estuda a aplicação da Inteligência Artificial em grande escala dentro da Mastercard e que tem já 100 patentes.

Mas, para edição deste ano do Mastercard Innovation Forum, escolhemos três temas na área da IA que são essenciais sobretudo para o grande universo de PMEs. Na prática, queremos mostrar como é que as PME podem retirar real valor da IA para os seus negócios, queremos falar da importância da IA no turismo, através de caso reais em que estivemos envolvidos, e, finalmente, queremos abordar um tema que poderá revolucionar o comércio, que é hiper-personalização através da IA.

A manhã do dia 19 de setembro vai ser, por isso, fantástica e estamos ansiosos por poder partilhar as nossas inovações com todos.

Uma das mesas redondas do Mastercard Innovation Forum deste ano centra-se na inteligência artificial na área do turismo com um painel que integra várias figuras internacionais. Porquê o foco neste setor?

O turismo é um dos drivers fundamentais da economia atual e, nesse contexto, a Mastercard tem trabalhado no desenvolvimento de soluções inovadoras, através de parcerias estratégicas e tecnológicas em muitos países.

E o que queremos nesta edição do Mastercard Innovation Forum é, mais uma vez, apresentar casos concretos do trabalho que fazemos em co-criação com o nosso universo de parceiros, como é o caso da Microsoft, e no qual o nosso Tourism Innovation Hub tem tido um papel fundamental.

Em Portugal, por exemplo, temos tido o privilégio de trabalhar com o NEST – Centro de Inovação do Turismo e de contribuir para a criação de soluções que proporcionam experiências integradas e personalizadas aos turistas e aos profissionais do setor.

E, por isso, queremos mostrar como há programas que ajudam as autoridades de turismo a adaptarem as suas estratégias de destino para atender às necessidades dos viajantes e criar mais valor para as economias locais.

Em concreto, vamos poder conhecer em detalhe um projeto desenvolvido pela Mastercard em conjunto com outros parceiros na cidade de Málaga, que juntou tecnologia e IA ao serviço da inovação no sector do Turismo.

Para finalizar, a inovação é um dos segredos para o sucesso?

A inovação é determinante porque nos permite adaptarmo-nos às rápidas mudanças no mercado, dar respostas mais inteligentes às necessidades dos consumidores e construir soluções que sejam relevantes para a economia e que possam criar uma sociedade mais inclusiva, um tecido empresarial mais resiliente, e com oportunidades para todos.

E o que queremos mostrar no Mastercard Innovation Forum é que a nossa abordagem à IA é idêntica à de qualquer outra tecnologia, porque nos focamos, em primeiro lugar na confiança, na segurança e na proteção dos consumidores, por forma a poderem optar pela solução que acharem mais conveniente em cada momento para pagarem ou movimentarem o seu dinheiro.

Por outro lado, segundo estimativas da Mastercard, a IA generativa tem o potencial para desbloquear biliões de euros em valor económico à escala global nos mais variados sectores de atividade e o que queremos trazer a Portugal, com mais esta edição do Mastercard Innovation Forum é, precisamente, casos de uso que mostram como a IA nos pode ajudar a avançarmos em conjunto para um futuro melhor.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido com a colaboração da Mastercard.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.