[weglot_switcher]

Mastercard já tem quase metade das transações online na Europa protegidas por token

“Atualmente, cerca de metade das transações de comércio eletrónico da Mastercard na Europa já utilizam tokenização. Este tipo de transações – incluindo através do armazenamento de cartões no comércio eletrónico, denominado Secure Card on File (SCOF), Click to Pay e carteiras digitais – registou um crescimento de mais de um terço no último ano”, salienta a empresa.
Andrew Harrer/Bloomberg
3 Junho 2025, 13h04

A Mastercard já tem quase metade das transações online na Europa protegidas por token. A empresa salienta que o objetivo é ter 100% até 2030. Um estudo da empresa mostra que 54% dos europeus ficam irritados quando lhes é pedido para criar uma conta numa loja online e 82% relatam algum nível de frustração ao navegarem em processos de pagamento complexos.

“Um ano depois de ter anunciado a sua visão de eliminar gradualmente a introdução manual de dados de cartões e impulsionar a tokenização a 100%, a Mastercard regista grandes avanços em toda a Europa, onde um número crescente de parceiros está a adotar as tecnologias que sustentam um comércio digital mais seguro e inteligente. Atualmente, cerca de metade das transações de comércio eletrónico da Mastercard na Europa já utilizam tokenização. Este tipo de transações – incluindo através do armazenamento de cartões no comércio eletrónico, denominado Secure Card on File (SCOF), Click to Pay e carteiras digitais – registou um crescimento de mais de um terço no último ano”, salienta a empresa.

A Mastercard sublinha que a tokenização por parte dos comerciantes, conhecida como Secure Card on File (SCOF), já está ativa em 45 países europeus. A empresa sublinha que ajuda a “reduzir a fraude e a melhorar as taxas de aprovação, ao substituir os números dos cartões por tokens dinâmicos e específicos” para cada comerciante.

“O Click to Pay já está disponível em 26 mercados europeus e o número de adesões mais do que duplicou no último ano, tornado o processo de pagamento ainda mais simples para um número crescente de utilizadores recorrentes”, diz a Mastercard.

A empresa diz ainda que as chaves de acesso para pagamento, chamadas passkeys, “estão a surgir como uma inovação na autenticação digital, permitindo aos utilizadores confirmar a sua identidade através de impressão digital ou reconhecimento facial” eliminando as palavras-passe.

A Mastercard diz ainda que nos últimos 12 meses teve vários parceiros a se juntar às suas ofertas de serviço que visam adotar pagamentos digitais seguros e integrados.

Na tokenização tivemos: Checkout.com, Delivery Hero (eFood, Foody, Foodora e Glovo), Global Collect (Worldline), Monext e Santander. No Click to Pay juntaram-se a Autopay, Consors Finanz BNP Paribas, Fiserv, ICA Banken, Lendable, Nickel, N26, Ogone (Worldline), PayU, SaferPay (Worldline), SIX e tPay e na Passkeys de Pagamento juntaram-se a Dintero, Netopia e Solidgate.

“Um ano depois do início da nossa jornada de autenticação e tokenização a 100%, a Europa está a ganhar um forte impulso. Estamos a trabalhar com parceiros para tornar os pagamentos digitais mais seguros e simples, através de Click to Pay, das passkeys e tokens”, disse o vice-presidente executivo, Core Payments Europe, Mastercard, Brice van de Walle.

“Queremos oferecer as melhores e mais seguras alternativas de pagamento aos nossos clientes. Com a tokenização, os dados dos seus cartões ficam mais bem protegidos, tornando o checkout mais fácil, mais rápido e mais seguro. A parceria com a Mastercard permite-nos trazer esta camada extra de segurança, pelo que o Click to Pay é uma das nossas principais prioridades”, explica o diretor global de Cartões e Soluções Digitais do Santander, Matias Sanchez.

Já o diretor executivo da NETOPIA Payments, Marius Costin, salientou que as passkeys da Mastercard “representam um passo importante em direção a pagamentos digitais seguros, simples e fáceis de utilizar. Como o primeiro processador europeu a combinar esta tecnologia com o Click to Pay na Europa, orgulhamo-nos de oferecer uma experiência mais rápida, mais segura e sem palavras-passe, estabelecendo um novo padrão para o comércio digital e fortalecendo a nossa parceria com a Mastercard”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.