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Mastercard já tem quase metade das transações online na Europa protegidas por token

“Um ano depois de ter anunciado a sua visão de eliminar gradualmente a introdução manual de dados de cartões e impulsionar a tokenização a 100%, a Mastercard regista grandes avanços em toda a Europa, onde um número crescente de parceiros está a adotar as tecnologias que sustentam um comércio digital mais seguro e inteligente. Atualmente, cerca de metade das transações de comércio eletrónico da Mastercard na Europa já utilizam tokenização. Este tipo de transações – incluindo através do armazenamento de cartões no comércio eletrónico, denominado Secure Card on File (SCOF), Click to Pay e carteiras digitais – registou um crescimento de mais de um terço no último ano”, salienta a empresa.
Andrew Harrer/Bloomberg
3 Junho 2025, 13h04

A Mastercard já tem quase metade das transações online na Europa protegidas por token. A empresa salienta que o objetivo é ter 100% até 2030. Um estudo da empresa mostra que 54% dos europeus ficam irritados quando lhes é pedido para criar uma conta numa loja online e 82% relatam algum nível de frustração ao navegarem em processos de pagamento complexos.

“Um ano depois de ter anunciado a sua visão de eliminar gradualmente a introdução manual de dados de cartões e impulsionar a tokenização a 100%, a Mastercard regista grandes avanços em toda a Europa, onde um número crescente de parceiros está a adotar as tecnologias que sustentam um comércio digital mais seguro e inteligente. Atualmente, cerca de metade das transações de comércio eletrónico da Mastercard na Europa já utilizam tokenização. Este tipo de transações – incluindo através do armazenamento de cartões no comércio eletrónico, denominado Secure Card on File (SCOF), Click to Pay e carteiras digitais – registou um crescimento de mais de um terço no último ano”, salienta a empresa.

A Mastercard sublinha que a tokenização por parte dos comerciantes, conhecida como Secure Card on File (SCOF), já está ativa em 45 países europeus. A empresa sublinha que ajuda a “reduzir a fraude e a melhorar as taxas de aprovação, ao substituir os números dos cartões por tokens dinâmicos e específicos” para cada comerciante.

“O Click to Pay já está disponível em 26 mercados europeus e o número de adesões mais do que duplicou no último ano, tornado o processo de pagamento ainda mais simples para um número crescente de utilizadores recorrentes”, diz a Mastercard.

A empresa diz ainda que as chaves de acesso para pagamento, chamadas passkeys, “estão a surgir como uma inovação na autenticação digital, permitindo aos utilizadores confirmar a sua identidade através de impressão digital ou reconhecimento facial” eliminando as palavras-passe.

A Mastercard diz ainda que nos últimos 12 meses teve vários parceiros a se juntar às suas ofertas de serviço que visam adotar pagamentos digitais seguros e integrados.

Na tokenização tivemos: Checkout.com, Delivery Hero (eFood, Foody, Foodora e Glovo), Global Collect (Worldline), Monext e Santander. No Click to Pay juntaram-se a Autopay, Consors Finanz BNP Paribas, Fiserv, ICA Banken, Lendable, Nickel, N26, Ogone (Worldline), PayU, SaferPay (Worldline), SIX e tPay e na Passkeys de Pagamento juntaram-se a Dintero, Netopia e Solidgate.

“Um ano depois do início da nossa jornada de autenticação e tokenização a 100%, a Europa está a ganhar um forte impulso. Estamos a trabalhar com parceiros para tornar os pagamentos digitais mais seguros e simples, através de Click to Pay, das passkeys e tokens”, disse o vice-presidente executivo, Core Payments Europe, Mastercard, Brice van de Walle.

“Queremos oferecer as melhores e mais seguras alternativas de pagamento aos nossos clientes. Com a tokenização, os dados dos seus cartões ficam mais bem protegidos, tornando o checkout mais fácil, mais rápido e mais seguro. A parceria com a Mastercard permite-nos trazer esta camada extra de segurança, pelo que o Click to Pay é uma das nossas principais prioridades”, explica o diretor global de Cartões e Soluções Digitais do Santander, Matias Sanchez.

Já o diretor executivo da NETOPIA Payments, Marius Costin, salientou que as passkeys da Mastercard “representam um passo importante em direção a pagamentos digitais seguros, simples e fáceis de utilizar. Como o primeiro processador europeu a combinar esta tecnologia com o Click to Pay na Europa, orgulhamo-nos de oferecer uma experiência mais rápida, mais segura e sem palavras-passe, estabelecendo um novo padrão para o comércio digital e fortalecendo a nossa parceria com a Mastercard”.

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