Mastercard lança cartão acessível para invisuais e amblíopes

A empresa de meios de pagamento, no âmbito do seu compromisso com a inclusão, lançou um cartão que é fácil ler para os 2,2 mil milhões de pessoas em todo o mundo têm deficiência visual.

Andrew Harrer/Bloomberg

A Mastercard lançou esta terça-feira o “Touch Card”, um novo padrão de cartão acessível para invisuais e amblíopes, no âmbito do seu compromisso com a inclusão.

“Até ao momento, existiam poucas formas eficazes dos invisuais saberem o tipo de cartão que estão a utilizar – crédito, de débito ou pré-pago -, sobretudo porque cada vez mais os cartões apresentam um design plano, sem relevos no nome e no número. Para dar resposta a este desafio, a Mastercard apresentou uma inovação simples, mas eficaz”, diz em comunicado a empresa de meios de pagamento.

A Mastercard lembra que 2,2 mil milhões de pessoas em todo o mundo têm deficiência visual.

O novo Touch Card da Mastercard vem melhorar o padrão de design atual, ao introduzir um sistema de “entalhes” na lateral do cartão para ajudar os consumidores a identificar o cartão certo, apenas através do toque. “Os novos cartões de crédito Touch Card têm um entalhe redondo; os cartões de débito um entalhe amplo e quadrado; e os cartões pré-pagos um entalhe triangular. O padrão foi desenhado de forma a funcionar em terminais POS e ATMs, tendo também a possibilidade de ser implantado em escala”.

Raja Rajamannar, responsável de Marketing e Comunicação da Mastercard, refere na nota, a propósito deste lançamento , que “o Touch Card proporcionará uma maior sensação de segurança, inclusão e independência para 2,2 mil milhões de pessoas invisuais, em todo o mundo. A identificação do cartão de pagamento pode ser uma verdadeira luta para estas pessoas, e a solução tátil que propomos permite-lhes orientar corretamente o cartão de pagamento para saber que cartão estão a usar.”

O conceito da Mastercard foi avaliado e apoiado pela organização nacional de deficientes visuais do Reino Unido – Royal National Institute for the Blind  (RNIB) e pelo Visions/Serviços para invisuais e amblíopes nos Estados Unidos. O cartão foi co-desenvolvido pela Idemia, a empresa de tecnologia de identificação que desenvolve cartas de condução móveis e cartões de pagamento biométricos.

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