[weglot_switcher]

Mazda deve cortar produção de 34 mil veículos entre fevereiro e março

Fontes da fabricante japonesa apontaram que a escassez dos chips necessários para os sistemas de travagem foi exacerbada pela administração de Donald Trump devido à guerra comercial com a China que marcou a sua governação
3 Fevereiro 2021, 12h37

A fabricante Mazda está a considerar cortar a sua produção global em 34 mil veículos, nos meses de fevereiro e março, devido à falta de um chip específico, revelaram duas fontes familiarizadas com o assunto à “Reuters”.

Entre os modelos mais propícios a serem cortados da linha de montagem são os SUV CX-5 e CX-30 e o Mazda 3. Este corte deve-se à falta de um chip usado nos sistemas de travagem e componentes de segurança, o que irá comprometer a segurança dos veículos. As mesmas fontes revelaram que a fabricante japonesa deve reduzir a produção do SUV CX-5 em 3.99 veículos em fevereiro e em seis mil veículos em março.

As fontes apontaram à publicação que a escassez dos chips necessários para os sistemas de travagem foi exacerbada pela administração de Donald Trump devido à guerra comercial com a China que marcou a sua governação. Com a falta de material, muitas fábricas estão a reduzir a produção e a encerrar linhas de montagem.

“Esperamos um impacto [global] na nossa produção em fevereiro”, admitiu um porta-voz da Mazda à “Reuters”, sem entrar em pormenores de valores. “Continuamos a fazer o nosso melhor para minimizar o impacto”. Atualmente a empresa está a realizar ajustes com vários fornecedores, de forma a conseguir manter a produção estabilizada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.