A poucos meses de comemorar 11 anos de atividade em Portugal, onde foi pioneira no mercado de planos de saúde, a Medicare conta hoje com 1,3 milhões de clientes, mais 100 mil do que há um ano, e está a apostar na diversificação dos serviços e na internacionalização, tendo já iniciado operações em Espanha e no Brasil.
Este ano, a empresa prevê faturar 35 milhões de euros, mais 11 milhões do que em 2016, o que traduz um crescimento de 46%, que, embora seja um ritmo de expansão significativo, representa, ainda assim, um abrandamento face ao passo de 71% registado em 2016, face a 2015.
Em declarações ao Jornal Económico, David Legrant, presidente-executivo da Medicare, classifica este crescimento como “atípico” e diz que, na sua opinião, se deve “à excelência dos serviços prestados, que tem potenciado um aumento, também atípico do número de clientes e de prestadores associados”.
Na vertente internacional, os resultados têm sido mais modestos. Em Espanha desde 2014, a empresa conta hoje com cerca de 10 mil clientes ativos, muito longe do registo em Portugal. “É um mercado com características diversas das do mercado português, onde a opção pelos seguros de saúde ainda é dominante e onde os planos de saúde praticamente não existem”, justifica. Ainda assim, a empresa espera para 2016 um crescimento de 50% do número de clientes.
Este ano, a Medicare pretende apostar de forma mais decidida na internacionalização, avançando para o Brasil no terceiro trimestre deste ano. Legrant afirma ser prematuro avançar com estimativas para este novo mercado, porque, justifica, “o Brasil tem a dimensão da Europa”. Mas tem expectativas: “Se conseguirmos, em dois ou três anos, em S. Paulo e no Rio de Janeiro, uma penetração idêntica à que temos hoje em Portugal, seria muito bom”.
Segundo o gestor, “o mercado brasileiro, embora muito concorrencial, apresenta um grande potencial para produtos associados a plataformas digitais, um fator que também foi decisivo para o sucesso alcançado em Portugal”.
Depois do Brasil, David Legrant conta expandir o negócio “a toda a América Latina”, disse ao Jornal Económico.
Novos produtos
A Medicare tem uma das maiores e mais bem constituídas carteiras de planos de saúde em Portugal, suportada por uma rede de cerca de 16 mil parceiros, prestadores de cuidados de saúde dos setores público e privado, que concedem aos utilizadores economias significativas com atos médicos e serviços de bem-estar.
No ano passado decidiu, também, avançar com novos produtos em áreas ainda não cobertas, como a veterinária, com o lançamento, em 2016, do VETCARE, um plano de saúde animal dirigido a proprietários de animais de estimação – sem limitações de espécie – com a opção “One Health”, que reúne no mesmo plano a gestão da saúde humana e animal, permitindo o acesso simultâneo às vantagens do plano Medicare Platinium – plano responsável por cerca de 80% das vendas empresa – e do Vetcare Platinium, com descontos que chegam aos 50%, e preços preferenciais em todos os serviços.
Outra das novidades – ainda em fase de difusão interna – apenas acessível aos atuais clientes da empresa, é o plano “Antiaging by Medicare”, um produto concebido em parceria com a Young International, empresa especializada na conceção e desenvolvimento de substâncias ativas indicadas em tratamentos antiaging não invasivos, e com uma empresa coreana que irá fornecer os aparelhos para a aplicação dos produtos comercializados pela Medicare. O lançamento do novo produto, o primeiro “bem” comercializado pela empresa. David Legrant diz que esta alteração obrigou a “uma avaliação cuidadosa da qualidade dos produtos, que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos seis meses, junto dos clientes internos”.
Também em 2016, a empresa lançou o cartão “+Sabor by Medicare”, que foi eleito produto do ano na categoria de Inovação. Trata-se de um plano que disponibiliza aos aderentes programas de alimentação personalizados, garantindo em simultâneo descontos em produtos naturais, bem como o acesso a uma consulta de nutrição presencial mensal, em Lisboa ou no Porto, consultas de nutrição por telefone ou via Skype, programa de motivação para a perda de peso e acompanhamento permanente por técnicos especializados. “É um produto cujas vendas têm vindo a aumentar muito significativamente, havendo a expectativa de um boom até setembro”, refere Legrant.
Este ano, a empresa pretende ainda abrir uma loja junto à sua sede, na avenida da República, em Lisboa, depois de ter testado a solução no passado, com a abertura, limitada temporalmente, de um espaço no Centro Comercial Colombo, também em Lisboa.
Ainda este ano, a empresa vai reforçar a aposta na comunicação, tendo como embaixadores da marca os apresentadores de televisão Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. O investimento será da ordem de três milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com