Meio milhão de participantes na Marcha pelo Clima de Madrid

A manifestação assinala o início de uma contra-cimeira ou cimeira social, que faz parte da agenda paralela à cimeira do clima da ONU de Madrid (COP25), que termina na capital espanhola em 13 de dezembro.

Meio milhão de pessoas participa hoje na Marcha pelo Clima que está a decorrer em Madrid, segundo um dos organizadores, o movimento Fridays For Future, citado pela agência Efe.

A marcha começou às 18:00 locais (17:00 em Lisboa) perto da Gare de Atocha, percorrendo as principais avenidas do centro da capital espanhola, e termina na zona dos Novos Ministérios, onde são esperados os discursos de encerramento, incluindo o da jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg.

Segundo fontes do movimento Fridays For Future, a adolescente irá regressar à manifestação no final do protesto, que encabeçou no início, mas que teve de abandonar, por recomendação da polícia, devido à multidão que a impedia de continuar a andar. A ativista despediu-se dos manifestantes em inglês antes de entrar numa viatura elétrica.

A manifestação assinala o início de uma contra-cimeira ou cimeira social, que faz parte da agenda paralela à cimeira do clima da ONU de Madrid (COP25), que termina na capital espanhola em 13 de dezembro.

Fridays For Future é um movimento impulsionado por Greta Thunberg, que iniciou em 2018 uma greve às aulas todas as sextas-feiras em protesto contra a falta de medidas para travar o aquecimento do planeta.

Recomendadas

Novo projeto vai abastecer ilha da Graciosa com energias renováveis

Graças a um investimento de 30 milhões de euros, a região vai construir um parque eólico e um fotovoltaico. O projeto também conta com baterias para armazenar a energia. Durante a fase de testes, a ilha foi abastecida durante mais de 24 horas com uso exclusivo de energias renováveis.

Mais de metade dos portugueses considera práticas conscientes e sustentáveis antes de escolher o banco

O estudo do banco Oney revela que os portugueses estão entre os consumidores europeus que mais se preocupa com o consumo sustentável. Separar o lixo, consumir produtos locais e orgânicos e comprar produtos recicláveis são os principais hábitos éticos dos cidadãos nacionais.

Lisboa, Sintra e Guimarães entre as 105 cidades que estão a cumprir as metas climáticas

O CDP Disclosure Insights Action revelou o ranking que avalia a transparência e ação climática das cidades de todo o mundo. Das 850 cidades analisadas, cerca 105 constam no ranking. Lisboa, Sintra e Guimarão são três delas.
Comentários