[weglot_switcher]

Membros da comissão de acompanhamento da capitalização do Novo Banco eleitos em AG

No mandato que se inicia a 1 de janeiro de 2021, a Comissão de Acompanhamento integrará José Bracinha Vieira para Presidente do órgão que monitoriza o mecanismo de capitalização contingente do Novo Banco, indicado pelo Fundo de Resolução.
  • Rafael Marchante/Reuters
27 Novembro 2020, 18h16

O Fundo de Resolução informou que foram eleitos ontem, dia 26 de novembro, em reunião da Assembleia-Geral do Novo Banco, para o mandato de 2021 a 2024, os membros da Comissão de Acompanhamento prevista no Acordo de Capitalização Contingente, assinado entre o Fundo de Resolução e o Novo Banco em 2017.

No mandato que se inicia a 1 de janeiro de 2021, a Comissão de Acompanhamento integrará José Bracinha Vieira, atualmente vogal da Comissão de Acompanhamento no mandato em curso, para Presidente, indicado pelo Fundo de Resolução.

Como vogal indicado pelo Fundo de Resolução foi ainda eleito Pedro Miguel Marques e Pereira, inscrito na Lista dos Revisores Oficiais de Contas desde março de 2009.

Finalmente o vogal indicado por acordo entre o Fundo de Resolução e o Novo Banco é Carlos Miguel de Paula Martins Roballo, atualmente vogal da Comissão de Acompanhamento no mandato em curso.

A Comissão de Acompanhamento é um órgão estatutário do Novo Banco, de natureza  consultiva, ao qual compete monitorizar o funcionamento do mecanismo de capitalização contingente.

Esta Comissão é um dos mecanismos de controlo e de alinhamento de incentivos criados no âmbito do Acordo de Capitalização Contingente que põe o Fundo de Resolução a capitalizar o Novo Banco até ao limite de 3,89 mil milhões de euros, restando já apenas 912 milhões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.