[weglot_switcher]

Menzies Aviation integra Aliança para a Sustentabilidade da Aviação em Portugal

Esta aliança, criada pelo Governo, tem como objetivo promover a descarbonização do setor da aviação e alcançar as metas estabelecidas no Roteiro Nacional para a Descarbonização da Aviação até 2050.
21 Janeiro 2025, 17h51

A Menzies Aviation, líder mundial em serviços para aeroportos e companhias aéreas e dona da Groundforce desde 4 de Junho de 2024, altura na qual adquiriu 50,1% da empresa de handling,  anunciou a sua integração na Aliança para a Sustentabilidade da Aviação em Portugal (ASA).

Esta aliança, criada pelo Governo, tem como objetivo promover a descarbonização do setor da aviação e alcançar as metas estabelecidas no Roteiro Nacional para a Descarbonização da Aviação até 2050.

A Menzies Aviation estabeleceu metas para alcançar emissões net-zero de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor até 2045, as quais foram aprovadas no ano passado pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). Com isso, a empresa tornou-se o primeiro grande parceiro de serviços de aviação a obter esta validação.

A adesão à ASA em Portugal reforça o compromisso da Menzies em alcançar emissões net-zero e colaborar com todos os stakeholders para apoiar iniciativas rumo à sustentabilidade.

A Aliança reúne um conjunto diversificado de entidades, incluindo companhias aéreas, aeroportos, prestadores de serviços de aviação, associações de transporte e logística, organizações ambientais, instituições académicas e entidades governamentais.

Com esta integração, a Menzies alinha-se a um esforço coletivo para equilibrar o crescimento do transporte aéreo em Portugal com práticas inovadoras e sustentáveis que minimizem os impactos ambientais.

O setor da aviação é responsável por cerca de 2% das emissões globais de dióxido de carbono (CO₂), e estudos da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) indicam que essas emissões podem triplicar até 2050, caso não sejam implementadas medidas concretas.

Por essa razão, o Governo tem dado prioridade à descarbonização do setor, promovendo o uso de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), tecnologias verdes e a renovação de frotas de aeronaves.

A Aliança desempenhará um papel central nesse esforço, fomentando discussões rigorosas e estratégias viáveis para reduzir emissões, melhorar a eficiência energética e impulsionar a inovação no setor.

Um dos principais objetivos da Aliança é criar um plano nacional detalhado com ações e metas específicas para o curto, médio e longo prazo, monitorizando os progressos e ajustando as estratégias conforme necessário.

Enquanto maior operador de serviços de assistência em terra e carga aérea em Portugal, a Menzies desempenhará um papel importante no apoio aos objetivos da Aliança, promovendo e implementando soluções sustentáveis nos aeroportos, como a transição para equipamentos de assistência em terra elétricos, a redução do consumo energético e a otimização de processos operacionais.

Rui Gomes, vice-presidente da Menzies Aviation Portugal, afirma que “a Menzies está empenhada em fortalecer e fazer crescer o mercado da aviação em Portugal de forma responsável e sustentável. Juntar-se à Aliança para a Sustentabilidade da Aviação do Governo reforça o nosso compromisso de alcançar emissões net-zero até 2045 em toda a nossa cadeia de valor global”.

“Como maior operador de assistência em terra e de carga aérea em Portugal, estamos determinados a desempenhar um papel de liderança na descarbonização do setor da aviação no país e orgulhamo-nos de integrar esta Aliança”, conclui Rui Gomes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.