[weglot_switcher]

Mercadona chegou ao Norte mas não bate concorrência. Estes são os supermercados mais baratos

A Deco comparou os preços dos supermercados onde as duas primeiras lojas da cadeia espanhola abriram no país, em Matosinhos e Canidelo. Jumbo mantém-se na liderança.
1 Agosto 2019, 12h00

A cadeia de supermercados espanhola Mercadona chegou à região Norte de Portugal, mas no que toca a preços ainda não ocupa o trono. Neste momento com três lojas no país, a distribuidora alimentar liderada por Juan José Roig Alfonso, bem como a sua concorrência nessas zonas – Aldi, Continente, El Corte Inglés, Froiz, Intermarché, Jumbo, Lidl, Minipreço e Pingo Doce – foram alvo de um estudo da Associação Portuguesa para Defesa do Consumidor (Deco).

Os especialistas da Deco foram comparar 2.661 preços de 23 lojas em Matosinhos e Canidelo e concluíram que o Jumbo é a mais barata quer na cidade quer na freguesia de Vila Nova de Gaia.

Logo depois do Jumbo, em Matosinhos, surge o Pingo Doce (1% mais caro) e o Lidl (2% mais caro). Já em Canidelo o segundo e terceiro lugar no pódio são ocupados pelo Continente Modelo e Continente (5% mais caro).

“A concorrência preparou-se para a inauguração e invasão da nova cadeia Mercadona. Prova disso é a elevada percentagem de produtos com desconto nalgumas lojas rivais que visitámos. Por exemplo, mais de um terço dos produtos do cabaz do Continente e Pingo Doce tinham desconto imediato. No Minipreço, também detetámos 16% dos produtos com desconto imediato. Agora falta saber se serão audazes ao ponto de manter estes preços nas próximas semanas”, refere a associação.

No final do ranking está o Froiz e o El Corte Inglés, 9% e 24% mais caros, pela mesma ordem, em Matosinhos e Canidelo.

A Mercadona iniciou as operações em Portugal no início do mês passado, com a abertura da sua primeira loja em Canidelo, no distrito de Gaia. O objetivo da distribuidora alimentar é o de criar uma rede de 10 lojas no país até 2020, tendo a meta de longo-prazo de 150 lojas.

https://jornaleconomico.pt/noticias/expansao-da-mercadona-em-portugal-prossegue-terceiro-supermercado-inaugurado-na-maia-468210

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.