[weglot_switcher]

Mercadona expande presença no distrito de Aveiro com abertura de supermercado em Águeda

Esta loja gerou 60 novos postos de trabalho, com contrato sem termo desde o primeiro dia, e conta com uma área de vendas de 1.900 metros quadrados e 140 lugares de estacionamento.
16 Novembro 2020, 16h22

A cadeia de distribuição espanhola Mercadona está a expandir a sua presença no distrito de Aveiro com a abertura de um supermercado, hoje, dia 16 de novembro, em Águeda.

Este é o 18º supermercado em operação pelo Grupo Mercadona em Portugal.

“Esta loja gerou 60 novos postos de trabalho, com contrato sem termo desde o primeiro dia, e conta com uma área de vendas de 1.900 metros quadrados e 140 lugares de estacionamento”, revela um comunicado da cadeia de retalho.

Segundo essa nota, “o plano de expansão da Mercadona para 2020 inclui ainda a abertura de mais duas lojas no país, no Porto e, pela primeira vez, em Viana do Castelo”.

Este é quinto espaço da Mercadona no distrito de Aveiro, “totalizando assim mais de 300 postos de trabalho criados no distrito”.

“Os novos colaboradores – que passaram a integrar a empresa no início deste ano e que estiveram até agora em processo de formação – detêm contratos sem termo desde o primeiro dia, como é política da Mercadona”, assegura o mesmo comunicado.

De acordo com os responsáveis da Mercadona, “rodeada por um parque de estacionamento com 140 lugares, a nova loja de Águeda dispõe das secções de talho, charcutaria, peixaria, pastelaria e padaria, perfumaria, frutas e legumes e, claro, a do pronto a comer, com uma vasta oferta de refeições quentes, prontas a levar”.

“Refira-se ainda que este espaço foi concebido segundo o ‘Modelo de Loja Eficiente’ que a Mercadona está a implementar em toda a sua cadeia e que representa uma poupança energética superior a 40% face a uma loja tradicional”, assinala o referido comunicado.

Segundo Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, “é com grande satisfação que damos as boas-vindas à Mercadona na cidade de Águeda”.

“Agradecemos a forma disponível e atenta com que escolheram Águeda para instalar este estabelecimento comercial, que, com toda a certeza, irá ser mais um espaço de atração de visitantes. Este investimento é evidência do dinamismo económico deste concelho que atrai cada vez mais pessoas e empresas”, sublinhou o autarca.

Por seu turno, Ana Carreto, diretora de relações externas Centro de Portugal e associações de consumidores da Mercadona, refere que “a abertura da loja Mercadona de Águeda é, para nós, um motivo de enorme orgulho”.

“Caracteriza-se por ser um novo investimento numa cidade com uma grande dinâmica. Além disso, representa um passo mais na expansão que estamos a realizar no país. Os ‘Chefes’ [como a Mercadona apelida os seus clientes] que nos visitarem vão encontrar uma série de medidas de higiene necessárias para garantir a proteção e segurança de todos”, garantiu esta responsável.

Atualmente, o horário de funcionamento dos supermercados, incluindo esta nova unidade, é das 9:00h às 21:30h de segunda-feira a sexta-feira e das 8:00h às 13:00h no próximo sábado e domingo, dias 21 e 22 de novembro, em cumprimento com a Resolução do Conselho de Ministros nº 96-B/2020, de 12 de novembro.

“A empresa, tal como tem vindo a fazer desde o início desta situação de pandemia, continuará a aplicar todas as medidas de segurança dentro das suas lojas com o objetivo de garantir a saúde e segurança dos seus colaboradores e clientes”, conclui o comunicado da Mercadona.

A Mercadona abrirá um novo supermercado em Portugal, em Viana do Castelo, o primeiro neste distrito, no dia 2 de dezembro.

A Mercadona assinalou, no passado dia 2 de julho, o primeiro aniversário da abertura do supermercado de Canidelo, Vila Nova de Gaia, o primeiro da cadeia em Portugal, e isto três anos depois de ter anunciado a sua entrada no país.

“Com esta inauguração, à qual se somaram nove lojas até ao final de 2019, localizadas nos distritos de Porto, Braga e Aveiro, a empresa concretizou o seu processo de internacionalização, anunciado em junho de 2016, que se consolidou durante estes quatro anos graças ao esforço de mais de 900 colaboradores e mais de 300 fornecedores portugueses, aos quais a empresa adquiriu os mais diversos produtos, num valor equivalente a 217 milhões de euros, apenas em 2019. Deste valor, 126 milhões de euros correspondem a fornecedores comerciais”, destacam os responáveis da Mercadona.

Nos primeiros seis meses de operação, com dez lojas, a Mercadona obteve uma faturação total superior a 32 milhões de euros e contribuiu para a riqueza do país com o pagamento de 11 milhões de euros em impostos através da sua sociedade portuguesa, Irmãdona Supermercados S.A..

“A empresa continuou o forte esforço de investimento no desenvolvimento deste projeto, superior a 220 milhões de euros entre 2016 e 2019”, revela o comunicado em apreço.

A Mecadona também já iniciou os processos de seleção e recrutamento para cinco novos supermercados a abrir em 2021 localizados em Santa Maria da Feira, Guimarães, Porto, Vila Nova de Famalicão e Espinho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.