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Mercadona fatura 27.819 milhões de euros em 2021 e reduz lucro em 6%

O grupo espanhol de distribuição investiu no ano passado 1.200 milhões de euros e criou mil novos postos de trabalho, tendo fechado 2021 com um total de 1.662 supermercados (29 em Portugal) e 96 mil colaboradores (cerca de 2.500 no nosso País).
15 Março 2022, 10h34

A Mercadona fechou o ano de 2021 com uma faturação global, incluindo Portugal, de 27.819 milhões de euros, um cfrescimento de 3,3% face ao exercício precedente, anunciou hoje, dia 15 de março, Juan Roig, presidente do grupo espanhol de distribuição, numa conferência de imprensa a partir de Valência, Espanha.

A faturação em Portugal no ano passado foi de 415 milhões de euros, mas o presidente da Mercadona, cujo grupo fechou o ano com um total de 29 lojas (mais nove do que em 2020) no nosso País, revelou ter registado perdas de 64 milhões de euros no nosso mercado.

O grupo diz ter atingido em Portugal uma quota de mercado de 3% no final do ano passado.

Em termos globais, a Mercadona, que está presente em Espanha e Portugal, registou em 2021 lucros de 680 milhões de euros, menos 6% que no ano anterior, devido ao impacto dos custos dos preços das matérias-primas e dos combustíveis.

“A empresa decidiu não repercutir nos seus clientes a subida de custos derivada dos aumentos de preços das matérias-primas na origem, dos transportes e dos preços industriais, que tiveram um impacto de 100 milhões de euros na sua margem operacional e que provocaram uma descida de 6% do lucro líquido, que foi de 680 milhões de euros em 2021”, assegura um comunicado do grupo de distribuição.

Após um investimento total de 1.200 milhões de euros, a Mercadona anunciou ter criado em 2021 mil novos postos de trabalho com contrato sem termo. Nos últimos cinco anos, o investimento acumulado do grupo espanhol ascende a cinco mil milhões de euros.

A empresa finalizou 2021 com um total de 1.662 supermercados, 29 dos quais em Portugal, após ter inaugurado 79 novos supermercados, nove deles em Portugal, e fechado 58 lojas que não se ajustavam ao seu modelo de loja mais eficiente e sustentável.

Manteve igualmente o processo de renovação das suas lojas, finalizando o ano com 1.200 supermercados adaptados ao Modelo de Loja Eficiente (Loja 8).

A Mercadona também continuou com a implantação da secção ‘Pronto a Comer’, o que lhe permitiu finalizar 2021 com 825 lojas com esta nova secção.

O total de trabalhadores da Mercadona no final de 2021 ascendia a 96 mil colaboradores, dos quais cerca de 2.500 em Portugal.

A Mercadona procedeu à distribuição pelos seus colaboradores de um prémio por objetivos de 375 milhões de euros, que corresponde a 25% do lucro total gerado.

Vendas ‘online’ atingem 510 milhões de euros
Em Espanha, a Mercadona conseguiu, no ano passado, aumentar as vendas do seu serviço de compras ‘online’ (‘Colmeias’ e ‘Telecompra’) para os 510 milhões de euros, valor que representa um crescimento de 40% relativamente ao ano anterior.

“Do mesmo modo, a Mercadona Online (‘Colmeias’) viu o número de pedidos aumentar para 1,8 milhões, comparativamente com 1,2 milhões em 2020, e fechou o ano com uma equipa de 1.636 pessoas”, avança o mesmo comunicado.

A Mercadona contava, no final de 2021, com três ‘Colmeias’ (armazéns exclusivos para a venda ‘online’) localizadas em Barcelona, Madrid e Valência, estando previstas duas novas ‘Colmeias’ em 2022, uma em Alicante (primeiro semestre) e outra em Sevilha (segundo semestre).

Atualizado às 12h52m

 

 

 

 

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