[weglot_switcher]

Mercadona investe 250 milhões de euros na excelência digital

Segundo a retalhista, o objetivo é avançar na reengenharia de projetos existentes e modernizar processos já digitalizados, consolidando a posição da empresa como líder em soluções tecnológicas.
30 Janeiro 2025, 15h28

A Mercadona IT, o departamento responsável pela modernização e inovação tecnológica da Mercadona, anunciou a implementação de um ambicioso Plano de Excelência Digital, com um investimento superior a 250 milhões de euros para o período de 2025 a 2028.

O objetivo é avançar na reengenharia de projetos existentes e modernizar processos já digitalizados, consolidando a posição da empresa como líder em soluções tecnológicas.

Atualmente, a Mercadona IT está a trabalhar na modernização de 300 aplicações e processos que necessitam de melhorias tecnológicas. Patricia Tobía, diretora-geral do Departamento de Informática (CIO) da Mercadona, revela que “implementaremos tecnologias, arquiteturas e linguagens de vanguarda que nos permitirão avançar em agilidade e eficiência, respondendo às novas necessidades da empresa e dos nossos clientes, para os quais queremos continuar a ser uma referência no futuro”.

Nos últimos anos, a Mercadona IT tem fortalecido sua estratégia de modernização digital, resultando num crescimento significativo da equipa, que atualmente conta com 1.200 profissionais especializados em áreas como desenvolvimento e arquitetura de software, cibersegurança, DevOps, gestão de dados, cloud e design UX/UI.

Esta equipa trabalha de forma integrada com as várias áreas de negócio da empresa para desenhar, implementar e manter soluções tecnológicas que impulsionam a Mercadona.

De acordo com a empresa, a inovação tecnológica tem permitido desenvolver aplicações que agilizam a tomada de decisões, criam sistemas inteligentes para otimizar custos, garantem a rastreabilidade dos produtos e melhoram a experiência de compra dos clientes nas lojas.

Entre as inovações, destacam-se as iniciativas que geram espaços mais acolhedores, resultando numa economia de até 40% em iluminação, e a criação de soluções para novas linhas de negócio, como a seção “Pronto a Comer”.

 

Foco no Talento e Desenvolvimento Profissional

A Mercadona IT diz valorizar a coordenação entre a tecnologia e os negócios como um dos fatores-chave para atrair e reter talento. Acrescenta que os profissionais têm a oportunidade de gerir projetos do início ao fim, observando o impacto do seu trabalho no dia a dia dos mais de 100.000 colaboradores da empresa.

A proposta de valor da Mercadona para os seus profissionais é baseada em três pilares: a possibilidade de trabalhar em projetos de grande impacto com tecnologia de ponta, o crescimento num ambiente que favorece o desenvolvimento pessoal e profissional com um plano de carreira sólido, e a inclusão numa equipa altamente especializada.

Além disso, os colaboradores da Mercadona IT têm a oportunidade de participar num amplo programa de formação específica, bem como de colaborar com líderes mundiais em diversas áreas tecnológicas, assegurando assim que a empresa continue a evoluir e a melhorar a sua infraestrutura tecnológica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.