O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo revelou, esta quinta-feira, que o objetivo é que em maio Portugal esteja pronto para vacinar 100 mil pessoas por dia. Uma meta que, para o coordenador da task force para a vacinação contra a covid-19, acredita que o país conseguirá atingir, embora requeira “esforço, adaptação e investimento”.
O anúncio foi feito em entrevista à rádio “TSF“, onde o responsável admitiu ter “a garantia do Governo de que não vão faltar recursos para vencer esta batalha porque esta é a batalha central neste momento”. “Claro que temos que organizar os recursos e essa é uma tarefa difícil, mas vamos conseguir fazer isso em conjunto”, disse.
Lacerda Sales anuncia que são necessários 2.500 enfermeiros para a vacinação contra a Covid-19
Durante a entrevista, o responsável pelo plano de vacinação reconheceu que existem e continuarão a existir “algumas falhas devido à complexidade do processo”, mas ainda assim, mostrou-se otimista: “Os problemas aparecerão, mas serão resolvidos.”
O vice-almirante indica que, até ao momento, Portugal recebeu cerca de 1,8 milhões de vacinas contra a Covid-19, sendo que, dessas, já foram administrados mais de 1,5 milhões, frisando haver reservas para as segundas doses.
No segundo trimestre do ano, está previsto chegarem a Portugal mais vacinas — a partir da segunda quinzena de abril, Portugal irá receber 1,25 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson — e o coordenador da task force admite que o “sistema vai ficar ainda mais stressado e vai ser mais posto à prova”.
No entanto, até ao fim de março, será cumprida uma das metas de Bruxelas e Portugal terá 80% da população com mais de 80 anos vacinada e que não há falta de profissionais para vacinar. “Se nós tivéssemos falta de profissionais estávamos a acumular vacinas e isso não está a acontecer”, afirmou, destacando que o processo é “adaptativo” e o ritmo de vacinação vai alterando.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com