Metade dos pilotos das companhias low-cost são precários

A ECA diz que a situação está de tal modo que há mesmo jovens pilotos que pagam para voar, para ganharem, assim, experiência de voo.

Metade dos pilotos de avião que prestam serviço nas companhias aéreas low-cost são trabalhadores precários, denuncia a associação setorial European Cockpit Association (ECA), citada pelo “Jornal de Notícias”.

A ECA diz que a situação está de tal modo que há mesmo jovens pilotos que pagam para voar, para ganharem, assim, experiência de voo.

“A União Europeia criou estruturas além fronteiras para lidar com a segurança, mas faltam as estruturas sociais”, diz Dirk Polloczeck, presidente da ECA, citado pelo “JN”. “As companhias aéreas usam estratégias para ‘dividir e conquistar’ entre os funcionários, abusando das diferenças entre quadros legais”, acusa.

É por este tipo de situação que Lisboa recebe, esta terça-feira, sindicatos de diferentes países dos tripulantes de cabine da transportadora aérea Ryanair, que vão decidir se convocam uma greve geral de nível europeu, o que, a acontecer, será algo inédito.

A ECA refere que o aumento do emprego precário de pilotos de avião afeta mais as transportadoras low-cost, mas não se confina a este mercado, sentindo-se cada vez mais nas chamadas companhias de bandeira.

Relacionadas

Greve na Ryanair a nível europeu é decidida hoje

Após as deliberações da reunião, a decisão final ser anunciada numa conferência de imprensa conjunta, que terá lugar pelas 15 horas.

Nova rota da easyJet entre Faro e Berlim com grande procura

A nova rota da easyJet entre o aeroporto de Faro e de Tegel (Berlim) vai ser inaugurada no próximo dia 1 de maio.

Air France prevê manter 75% dos voos programados para segunda-feira devido à greve

A companhia aérea diz que prevê garantir 65% dos voos de médio e longo curso com saída ou chegada no Aeroporto Charles de Gaulle e 85% dos voos domésticos.

TAP já encomendou 71 aviões, com um valor de mercado de 10 mil milhões euros

A renovação da frota passou de uma encomenda de 53 novos aviões à construtura aeronáutica europeia Airbus, no final de 2015, para os 71 atuais, num reforço de investimento significativo.

Pilotos mandataram sindicato para concluir negociações com a TAP

A direção do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) foi hoje mandatada, em assembleia, para concluir as negociações com a TAP, disse à Lusa fonte oficial do sindicato.
Recomendadas

Preços da habitação aumentam 11,2% no segundo trimestre

Apesar da subida, os dados do INE revelaram uma interrupção da aceleração dos preços, que tinha sido consecutiva durante os cinco trimestres anteriores.

Défice do primeiro semestre fixou-se em 1,9%

Défice efetivo nos primeiros seis meses do ano fixou-se em 1,9% do PIB, segundo os dados publicados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Já não há dúvidas. INE confirma pela segunda vez que CGD entra no défice de 2017

A confirmação foi dada pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que enviou esta sexta-feira para o Eurostat a segunda notificação anual no âmbito dos Procedimento dos Défices Excessivos (PDE).
Comentários